• Titulo 1 Receitas deliciosas para você arrasar na cozinha!
  • Titulo 2Dicas e posts de ajuda para blogueiros/as
  • Titulo 3Papo sobre relacionamentos, amor, separação...
  • Titulo 3Tecnologia, partilha de dicas e muito mais!
  • Titulo 3Depoimentos e histórias
1 2 3 4 4
Image Slideshow by WOWSlider.com v4.8

Ortografia

É cada vez mais frequente encontrar pessoas que escrevem de forma incorreta, ainda mais entre os jovens.
Com o acordo ortográfico da língua portuguesa, a tendência é piorar.
São muitas as regras e as modificações.
As pessoas terão de se adaptar com as mudanças e praticamente reaprender algumas palavras da língua portuguesa.
A língua portuguesa dos países citados no acordo nem é tão parecida para terem feito as mudanças, somente algumas palavras.
Como diz um amigo meu: Na dúvida não acentue e nem coloque hífen.
Fiz um teste, enviei um email para um amigo de acordo com as novas regras ortográficas.
Ele me retornou o email, perguntando o que tinha contecido comigo, porque tinha escrito algumas palavras erradas.
Até nos acostumarmos com as regras vai demorar...
Alfabetizado, segundo nosso dicionário é aquela "pessoa que sabe ler e escrever",mas penso que seja mais que isso.
Alfabetizado é aquela pessoa que sabe ler e escrever, mas também interpretar um texto.
Percebi na minha vivência na blogosfera que algumas pessoas tem um certo preconceito com blogs de poesias, não sabem o que comentar ou simplesmente preferem parabenizar o blogueiro, por preguiça ou ser mais fácil e sensato.
É como diz o poeta "Sabe lê, quem lê na entrelinhas".
O Ponto de vista de cada um depende da vista de cada ponto.
Mas infelizmente algumas pessoas nem sequer conseguem enxergar os pontos.
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

8 comentários:

  1. Poxa... é verdade...dialetos são cada vez mais comum. Temos o hábito de encurtar as palavras. Em relação a "preconceito" com blogs de poesia....acredito que nem sempre é preconceito. Poesia, ou você se identifica ou não. Quando escrevemos textos longos, poesias geralmente são longas, temos que ter o leitor certo senão....

    ResponderExcluir
  2. Assunto bem atual e importante, especialmente para os blogueiros. Acho que o mais importante é a ideia que se quer lançar, pois os erros gramaticais podem passar sem prejuízos maiores. Como você colocou, o que vale é a interpretação.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Há coisas que não precisam de palavras para serem ditas e sentidas.

    www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ah! A quantidade de analfabetos funcionais, mesmo entre "blogueiros" é um espanto! Se vc escreve um texto um pouco maior, então ... o comentário mais comum que vai receber é que "está grande demais"! .. E eu vivo dando "toques" sobre ortografia e concordância por aí, quando comento blogs. Acho que eles não gostam muito de mim"

    ResponderExcluir
  5. Concordo com você em muitas coisas. Também acredito que existe preconceito com os Blogs de poesia, pois mesmo sabendo ler e escrever, as pessoas sentem dificuldades na hora de interpretar um texto. mudando de assunto. O acordo ortográfico não trouxe tantas mudanças assim e se você analisar, verá que o ensino da gramática normativa ficará muito mais fácil com as mudanças. Com a padronização da lingua portuguesa, haverá fortalecimento no comercio entre os paises que possuem esta lingua como oficial, livros poderão ser publicados em todos os paises sem precisar de tradução e o intercâmbio pode até aumentar. Claro que existem pontos negativos, como o aumento no preço dos livros que terão que adequar-se as novas normas da gramática, mas isso foi bom para que as pessoas percebessem que o bom uso de nossa lingua pode trazer muitos lucros, sendo até mesmo um diferencial no mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente, não sei o porque do acordo ortográfico da língua portuguesa. O português sempre foi muito complicado, com muitas regras, e agora esse acordo vem confundir minha cabeça, hihi... Porque não investiram o tempo perdido para 'acertar' com os outros países as novas regras em educação, seria muito mais proveitoso.
    [...] Alfabetizado é aquela pessoa que sabe ler e escrever, mas também interpretar um texto [...] Concordo plenamente!!
    Parabéns pelo blog!! Sucesso ae...

    http://guardeparaosdiasdechuva.blogspot.com/
    * ... música, política, celebridades ... *

    Abraços...

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre vi a poesia como algo tão pessoal que acho defícil fazer qualquer tipo de comentário. Algumas vertem a favor de elementos comuns a que a está lendo. Aí, sim, é possível dizer algo além do falso "nossa, que bonito".

    Em cursinhos e mesmo na faculdade eu sempre fui "péssimo" na interpretação de poemas, poesias... Sempre porque nunca achava que aquela conclusão, encontrada pelos livros ou pelos professores, sobre o que o autor pensava era o EU achava.

    Poesia é tão complexo quanto a língua portuguesa. Não é possível moldá-la bruscamente só pra surprir necessidades econômicas (padronização de livros, por ex.). Pra interpretar bem um poema ou poesia, pra mim, é preciso antes estudar o ator da obra. Diria até que, melhor ainda, ter convivido ou mesmo sido o próprio autor.

    Não dá pra pegar uma língua, modificá-la, e esperar que povos que provavelmente muitos dos responsáveis pela aprovação dessas novas normas nunca se preocuparam em conhecer realmente.

    ResponderExcluir



Receitas da Millena

Atualidades

Relacionamentos

Internet