• Titulo 1 Receitas deliciosas para você arrasar na cozinha!
  • Titulo 2Dicas e posts de ajuda para blogueiros/as
  • Titulo 3Papo sobre relacionamentos, amor, separação...
  • Titulo 3Tecnologia, partilha de dicas e muito mais!
  • Titulo 3Depoimentos e histórias
1 2 3 4 4
Image Slideshow by WOWSlider.com v4.8

Lixo Eletrônico

Esta semana ao caminhar pelas ruas vi uma cena que muito me incomodou um computador sendo jogado no lixo.
O computador estava novinho,o mouse e o teclado estavam na caixa, a tela era de LCD em perfeito estado sem nenhum arranhão, não tinha porque ter sido jogado no lixo.
As pessoas compram novos computadores e como não sabem o que fazer com o antigo, simplesmente o jogam na lata de lixo.
A fabricação de um computador consome 1800 quilos de materiais como índio, mercúrio,ouro, cobre, chumbo, prata, estanho, paládio, gálio, sendo ao todo 1500 quilos de água, 240 quilos de combustíveis fósseis e 22 quilos de produtos químicos.
Além do desperdício e de ser um produto poluidor, tóxico e que leva anos para se decompor na natureza, vem sendo jogado no lixo frequentemente pelas pessoas.
O problema não chega a ser mais grave porque 70% do lixo eletrônico de países europeus e dos Estados Unidos é mandado e vendido a preços mais baixos a China.O que não soluciona totalmente o problema do lixo eletrônico.
O Japão fez uma campanha no ano passado para tentar conscientizar as pessoas para não jogar computadores no lixo.Reuniu vários computadores que foram jogados no lixo e colocou numa avenida da cidade para alertar as pessoas a não jogá-los no lixo.
O que fazer para solucionar o problema?Reciclar?
A reciclagem é a forma mais correta para diminuir o lixo eletrônico, pois 94% dos componentes dos computadores são reaproveitáveis.
Infelizmente a reciclagem no Brasil, ainda é muito pouca para resolver o problema do lixo eletrônico.
O melhor é doar o computador a instituições com projetos de inclusão digital.Se o computador não tiver mais utilidade, a própria instituição o descarta de forma correta em redes de reciclagem especializadas.
Jogar computador na lata de lixo jamais!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

26 comentários:

  1. bom post.! bem realista.
    vaai lá :)
    http://jovens-conquistadores.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. computador eu reciclo tudo o que é possível rs.

    ResponderExcluir
  3. realmente agente andando pelas ruas ver cenas lamentaves de pouca infra estrutara e respeito das pessoas, mt lixo joga nas calçadas e ruas, sem nem um cuidado ai quando chove se perguntão da onde vem tanto lixo e por sofremos tantos...

    mt bom o blog...:D

    Equipe AM.E.C
    http://amesporteclube.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Outro dia passou no Fantástico a dificuldade de se descartar esse tipo de lixo. A gente pode até querer fazer a nossa parte, mas o próprio poder público nao ajuda muito. Lamentável.

    Visite-me:

    http://criticodostempos.blogspot.com/

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  5. Muito desperdício mesmo.
    Outro problema grave além desse é colocar no lixo baterias de celular. Claro que celular é menor que computador, mas não deixa de ser um problema. Em casa, eu tenho monte de celular velho, pois não sei onde entregar. Eu sei que tem algumas empresas que recolhem baterias de celular e coisas do tipo, mas é muito pouco divulgado. Pessoas que não se preocupam com a ambiente, com certeza, colocam essas baterias de celular no lixo (o que é errado).
    As empresas de telefonia é quem deveriam divulgar mais (ou deixar claro) onde deve-se entregar baterias de celular. A mesma coisa é no caso de computadores.

    ResponderExcluir
  6. é verdade tem varios lixo eletronicos jogando nas ruas...temos que aprender a saber como descartar nossos computadores antigos....resumindo a população tem que aprender muito ainda...

    ResponderExcluir
  7. Milena,
    A conscientização é um caminho sem volta, me incomoda demais tanto desperdício, tantas impressões e não imagino mais minha vida sem a separação do lixo reciclável.
    Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  8. Doe um desses pra mim huahuahuahua
    A maioria das pessoas não encaminham os computadores para locais adequados porque não os conhecem acho que isso deveria ser melhor divulgado. Parte é por maus hábitos e parte por desinformação

    ResponderExcluir
  9. Se eu não me engano, ao menos em SP, tem uma lei que obriga as lojas que vendem esse tipo de eletroeletronico a recolher o aparelho antigo, sem ônus algum ao consumidor.
    A loja fica encarregada de dar o destino correto a esse tipo de lixo, que conforme vc mesma salientou, é mais do que prejudicial para o meio ambiente

    ResponderExcluir
  10. essa é a grande preocupação de hoje. para onde vão esses computadores, cada vez mais descartáveis nos dias de hoje?

    abraço

    ResponderExcluir
  11. Nossa que tenso, tem muita gente ignorante, quanta gente precisando não é ?

    ResponderExcluir
  12. Ótima postagem! Quem sabe, há novos conceitos sobre atos como esse...
    Adorei o blog!

    Kauana Galindo

    LIFE ANIMAL'S

    ResponderExcluir
  13. Olá também gostamos do seu trabalho e agradecemos a visita.

    Somos do Lion of Zion e estamos lhe convidando para nos visitar novamente e nos seguir. Visite nosso blog onde respeitamos sua opinião e inteligência.
    Já estamos seguindo o seu.
    Abraço!

    http://cartesianofinito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Preocupante mesmo, sabe eu fui comprar um pacote de ração em um mercado aqui perto a mulher ia boar uma sacola eu disse que não queria ela respondeu mas tenho de colocar, veja só que loucura, pequenas atitudes fazem toda diferença. seguindo m

    ResponderExcluir
  15. Pq não pegou para voce? Certamente algum catador irá levar e dar um fim a ele.

    Uma vez eu vi algo inusitado no centro da cidade ( rj). Vários PC's completos de um posto da Previdência social estavam sendo jogados no lixo. Destruidos, somente os HDs. Só não desci do ônibus para pegar algo, devido a quantidade de catadores fazendo a festa.

    Doar algo por aqui é difícil e burocrático. A saída mais prática é colocar na porta de casa.Sempre aparece alguém para levar.

    ResponderExcluir
  16. em defesa do meio ambiente, concordo com vc....

    ResponderExcluir
  17. porra, mais vc pegou o pc pra vc?
    eu pelo ao menos pegaria o teclado e o monitor. aehaehuheauhae
    na minha cidade, qndo vc não quer mais uma coisa vc passa ela pra pessoas que precisam, ou q não tenham .-.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Nossa cara muito bom esse post, você realmente sabe do que esta falando, mas se você pensa que a coisa é feia , então saiba que em paises desenvolvidos é bem pior, meu tio mora na Inglaterra a maoir parte das coisas q ele tinha na casa antiga dele era coisas encontradas no lixo, TV, nootbook, celular, geladeira, ele tinha 2 geladeiras encontradas na rua, ia trampar cum uma bike que ele encontrou e varias outras coisas, é incrivel o desperdicio e a desigualdade social.

    ResponderExcluir
  19. obsolecência programada é uma maldição...

    ResponderExcluir
  20. concordo, tipo, conheço pessoas q ñ possuem computador, e tenho certeza que ficariam contentes com um aparelho mesmo que velho e fora de linha

    se puder, passa lá

    http://oarlecrim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Olá Millena,

    Se aqui, entre um bate papo acabamos encontrando algumas ações/falas meio (ignorantes) no sentido de pessoas que não tem ciência/conhecimento sobre alguns aspectos, e soltam algumas bobagens. Imagine mesmo em ruas e todo canto que propícia possíveis garagens destes "lixos eletrônicos". E o fazem, o que é pior. A solução antes de qualquer coisa, será sempre ao ver a consciência, digo isto porque, quando se adquire o conhecimento acerca de algum assunto, você mentalmente ficará ligado a este fato, se fizer sentido para você é claro. Desta forma, conscientemente você irá se tornar um ser consciênte, e não vejo este patamar ligado a este tipo de ações... Até porque existem "N" alternativas. E só ir um poquinho além...

    http://memoriaspsicodelicas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. tudo bem que muita gente não sabe que um computador é feito de 1001 materiais diferentes, mas joga-lo na lata do lixo? Que ignorancia é essa?

    ResponderExcluir
  23. Pra falar a verdade não só a reciclagem de lixo eletrônico no Brasil é precária, qualquer tipo de reciclagem. Um país em desenvolvimento tinha que bater a tecla em cima disso e fazer mais campanhas para a sensibilização dos mais leigos no assunto. Adorei o blog vou te seguir aqui :)

    http://futurismologa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Isso é que é lixo eletrônico!

    Valeu!

    ResponderExcluir
  25. e um problema serissimo que os nossos governantes fecha os olhos para não ver

    ResponderExcluir
  26. Pelo menos, finalmente, as empresas responsáveis pela fabricação estão começando, em curtos passos, a coletar lixos eletrônicos.

    ResponderExcluir



Receitas da Millena

Atualidades

Relacionamentos

Internet