• Titulo 1 Receitas deliciosas para você arrasar na cozinha!
  • Titulo 2Dicas e posts de ajuda para blogueiros/as
  • Titulo 3Papo sobre relacionamentos, amor, separação...
  • Titulo 3Tecnologia, partilha de dicas e muito mais!
  • Titulo 3Depoimentos e histórias
1 2 3 4 4
Image Slideshow by WOWSlider.com v4.8

A Polêmica da Burca

A Burca é uma vestimenta das mulheres muçulmanas que cobre todo o corpo, usada no Paquistão e Afeganistão.
É um símbolo de opressão e submissão das mulheres, que na sua grande maioria casam-se antes dos 16 anos de idade com maridos escolhidos por suas famílias.São poucas as mulheres que estudam.
Em uma certa idade e infelizes com seus casamentos, muitas acabam por praticar a autoimolação(ateando fogo ao próprio corpo com óleo ou querosene), como uma forma de rebeldia e alerta, pois muitas delas sofrem maus-tratos e estrupos pelos próprios maridos.
A França numa tentativa de dar a opção de escolha a estas mulheres deseja proibir a burca em locais públicos.
É uma polêmica antiga, que não é religiosa e sim cultura.
O Estado tem o direito de interfir na cultura de um povo?
Não, até porque o número de mulheres mulçumanas que usa a burca é de apenas duas mil na França.
Os ideais tão pregados pela França de liberdade, igualdade e fraternidade podem levar a exclusão das mulheres muçulmanas e não inclusão na sociedade.
Acho que a vontade tem que partir das próprias mulheres de se libertarem da burca e não como uma forma de imposição.
O primordial seria oferecer mais oportunidades e educação a estas mulheres, para que elas tenham um melhor acesso a democracia e saibam de seus direitos.
Em pleno ano de 2010, viver como estas mulheres vivem é lamentável!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

14 comentários:

  1. Fico imaginando como deve ser triste viver assim.
    Reclamamos as vezes q o Brasil é um pais machista, mas imagine viver em um pais em q a mulher não significa e não tem direito a nada...Muito triste mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Mi na verdade eu digo que o estado deve sim interferi em certo tipo de realidades, pensa que por ser cultural certas coisas deve continuar existindo, lógico que não, eu considero antiquado pensar assim, só por que é cultural os canibais devem continuar comendo pessoas, só por que é cultural as mulheres devem continuar mutilando o clitóris não é assim anão a evolução intelectual deve interferir sim em alguns pontos das culturas preconceituosas que estão enraizadas nas sociedades

    ResponderExcluir
  3. Boa postagem. Bom, é difícil ter uma opinião sobre esse assunto e defender seu ponto de vista. Não há um dono da verdade neste caso, mas concordo que essas mulheres devem sim ter uma melhor educação para que defendam seus direitos. É uma situação triste que não há estimativa de melhora.

    ResponderExcluir
  4. Bom,é uma cultura religiosa,não concordo que a França interfira nisso.Seria o mesmo que proibir um cristão protestante da Assembléia de Deus de usar saia comprida,fazendo-o usar calça.Não concordo com o uso da Burca,mas cada um com o seu cada qual,ou melhor, cada povo com a sua cultura.

    ResponderExcluir
  5. ♫ Angélica ♥ Kawai ♪5 de junho de 2010 15:07

    eu concordo contigo! a idéia de "libertação" deve partir da própria mulher mulçumana, assim como o desejo pelo conhecimento...
    não adianta nada nós lhe ofereceermos "acessos" se elas não desejarem por si próprias "acessa-los"
    e estas mulheres estão "acostumadas" com esta "lamentável forma de vida"... Assim como algumas devem achar "lamentável" o fato de nós ocidentáis nos separarmos de nossos mairdos por que somos agredidas... de não suportarem o casamento e etc e tal.
    Velhos abtos são mais dificeis de se mudar do que se imagina..
    Isso vale para elas... e por que não, pra nos?

    ResponderExcluir
  6. mulheres e seus dilemas!!!!



    O melhor blog do meu .... Bairro agora está com vídeos
    http://blogdocharque.blogspot.com/
    =D
    Segunda voltamos a programação normal!!!

    ResponderExcluir
  7. Bom o texto.
    Essa é uma questão difícil de se discutir. Não concordo, mas é uma coisa da cultura deles.

    ResponderExcluir
  8. Sei lá... acho que as mulheres poderiam escolher usar burca ou não na França... nos países árabes, essa questão é bem mais difícil e complicada, com certeza... valeu!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Milena
    A questão cultural é mais séria do que imaginamos... Como tirar de um povo tudo aquilo que vêm aprendido por milhares de anos, geração após geração? Não há como, a não ser que isso parta do próprio povo como forma de 'atualizar' sua cultura. Gostei do texto, do assunto ;D

    Passa lá no meu também e diz o que acha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Acredito que todos deveriam ser livres, porém isso é uma questão religiosa. Quando uma mulher começa a seguir o islamismo, ela sabe de tudo que irá enfrentar. É uma escolha dela, ninguém pode interferir.

    ResponderExcluir
  11. obrigado pla sugestão de aumentar a fonto do meu blog
    depois dá uma olhadinha e vê se ficou num tamanho bom
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Engraçado como as iniciativas sempre cedem ao rigido e opressor. Acho que nisto o Brasil esta bem, sou a favor de campanhas publicitarias.

    ResponderExcluir
  13. Tem 2 livros que tratam desse assunto: A cidade do sol(simplesmente o melhor q jah li até o momento) e Queimada viva...mostram como é a vida dessas mulheres....os sofrimentos.

    vc disse "Acho que a vontade tem que partir das próprias mulheres de se libertarem da burca e não como uma forma de imposição."

    como pode partir delas se não é dado o direito a escolha...elas não possuem voz.....o que impera é o machismo doentio. Eu sei que tem aspectos de cultura e religião.....mas acredito na existência de uma lei interna que está acima de qualquer regra criada por homens(minha opinião). Tratar um outro ser humano como animal não é cultura....nem religião. Sou contra esse modo mostrar uma superioridade inexistente.

    ResponderExcluir



Receitas da Millena

Atualidades

Relacionamentos

Internet