• Titulo 1 Receitas deliciosas para você arrasar na cozinha!
  • Titulo 2Dicas e posts de ajuda para blogueiros/as
  • Titulo 3Papo sobre relacionamentos, amor, separação...
  • Titulo 3Tecnologia, partilha de dicas e muito mais!
  • Titulo 3Depoimentos e histórias
1 2 3 4 4
Image Slideshow by WOWSlider.com v4.8

O Desperdício de Comida

No Brasil temos um total de 50 milhões de pessoas passando fome e ainda tem algumas que desperdiçam e jogam alimentos no lixo.
O desperdício é de 30% nas centrais de abastecimento, 10% no período da colheita, 50% no transporte e manuseio e 10% estão entre os consumidores e supermercados.
Por ano o país joga 70 mil toneladas de comida no lixo.
Infelizmente, muitos jogam mais alimentos no lixo do que comem.
O que poucas pessoas sabem é que quem acaba pagando a conta do desperdício dos alimentos somos nós os consumidores.
Uma boa parte da comida que é jogada no lixo serve para a alimentação das pessoas que passam fome e necessitam de ajuda, pois os alimentos jogados fora não estão estragados e sim amassados e quebrados, por este motivo não são comprados pelos consumidores.
Por que não fazem uma doação destes alimentos?
Muitos tem medo de doar estes alimentos e serem responsabilizados caso algo venha a acontecer com a pessoa que consumiu o produto, já que existe uma lei federal regulamentando o assunto.
Isto tudo acontece por um despreparo, descuido e falta de conscientização das pessoas em jogar alimentos no lixo, o que também prejudica o meio ambiente, pois o desperdício inclui a energia e a água que é utilizada na produção destes alimentos, as embalagens dos produtos que são descartadas e a emissão de gás carbônico no transporte e fabricação deles.
O essencial é comprar apenas os alimentos necessários a serem consumidos, o aproveitamento total dos alimentos e evitar o desperdício desde o plantio até o consumo.
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

8 comentários:

  1. Esta aí um assunto pouco levado a sério mas que possui proporções alaramantes...

    Parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  2. pois é, concordo com isso.
    o brasil pouco se preocupa com algo que devia ser levado mais a sério!
    bom post, nem informativo

    ResponderExcluir
  3. Concordo com tudo que escreveu. Vou ser bem sincero: aqui em casa planejamos tudo e não há desperdício, seja na alimentação, na energia elétrica, na água...etc e etc.
    É muito importante todos terem consciência de seus atos, pois o futuro está logo ali...
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. é muito ruim isso
    com o que é produzido no mundo daria pra alimentar toda a população, mas por diversos fatores, isso nao acontece...

    ResponderExcluir
  5. Muito boa sua postagem.
    Se houvesse mais cuidado com o alimento desde seu plantio até a chegada do alimento a mesa, evitaria o desperdicio.
    Pois é aproveitada até mesmo a casca dos alimentos, que são trituradas e com o pó são incluidas nas refeições daqueles mais necessitados.Isso fazia parte do programa para pessoas , principalmente crianças carentes da Zilda Arns(que veio a falecer no terremoto do Haiti), da Pastoral da Criança.
    parabéns pelo assunto escolhido.

    abraços

    http://precisomeexpressar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. excelente abordagem, Mi!
    seu blog é excelente!
    também sempre me perguntei o porquê desse desperdício necessário quando acontece algo com o produto como vc citou (amassado ou quebrado).
    na situação onde moradores de rua se alimentam de restos de frutas do lixo, não acho que eles iam se importar com um amassado na lata de alguma coisa, viu?

    bem, vamos fazer nossa parte, não é mesmo? sei que é impossível viver uma vida sendo ecologicamente correto, seguindo todas as dicas que encontramos por aí para economizar água, usar menos energia, reciclar o lixo, ou seja o que for para o bem do planeta, mas com bom senso já podemos melhorá-lo bastante! ;)

    http://songsweetsong.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o post!

    Em tempo, a maioria das pessoas não se preocupa com sustentabilidade (palavra tão usada hoje em dia), com o uso correto das coisas água, comida, solo. Mas a natureza já está respondendo através do clima louco.
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  8. só pra constar, esses dias fui ao McDonalds e pedi um lanche, só que veio sem maioneze, então pedi gentilmente para o atendente colocar maioneze no lanche, e pasmem, adivinha o que ele fez... jogou no lixo o lanche e fez outro pois não poderia apenas colocar a maioneze pois estava fora das normas de qualidade do lanche. E um belo dia faz campanha Mc dia feliz para carentes... Falta de consideração pra quem não tem nada pra comer..

    ResponderExcluir



Receitas da Millena

Atualidades

Relacionamentos

Internet