• Titulo 1 Receitas deliciosas para você arrasar na cozinha!
  • Titulo 2Dicas e posts de ajuda para blogueiros/as
  • Titulo 3Papo sobre relacionamentos, amor, separação...
  • Titulo 3Tecnologia, partilha de dicas e muito mais!
  • Titulo 3Depoimentos e histórias
1 2 3 4 4
Image Slideshow by WOWSlider.com v4.8

A Desistência de Cursos pelos Universitários

Se pudessemos definir alguns estudantes, a palavra certa seria lutadores.
Eles travam uma constante luta para chegar a tão sonhada universidade com anos de cursinhos, horas de estudos e muitos abrem mão de suas vidas pessoais e amorosas, já outros tentam conciliar trabalho com estudo para conseguirem o objetivo de cursar uma boa universisade.
Muitos concretizam o sonho de cursar uma boa universidade, mas desistem.
Mas por que depois da conquista ocorre a desistência dos universitários de cursarem a universidade?
Os motivos são vários e independe se a universidade é pública ou particular.
Alguns pensam que o curso escolhido é de uma forma, quando o iniciam e percebem que é totalmente diferente, acabam desistindo e tentando outro curso.
Outros não conseguem conciliar o trabalho, a universidade e as horas de estudos necessárias para a aprendizagem das matérias.
E tem aqueles que por terem tido uma educação defasada no ensino básico, não conseguem acompanhar as matérias das aulas e deixam o curso de lado.
A dúvida também é outro motivo, pois muitos alunos não sabem que curso escolherem e acabam tomando uma decisão precipitada na escolha e muitas vezes se arrependem depois.
A escolha feita de acordo com o preço do curso que se pode pagar ou a localidade mais próxima de sua residência, termina por levar a desistência, quando se descobre que o curso nada tem a ver com o aluno.
A idade precoce e a pressão dos pais leva muitos alunos a escolherem o curso errado.
As aulas monótonas e os professores desestimulados também colaboram bastante para esta situação.
Mas, o principal e maior motivo é a dificuldade financeira.
Se a universidade é particular, mesmo o aluno bolsista tem séria dificuldade em fazer o curso, pois tem despesas de moradia, transporte e se ocorrer algum problema familiar financeiro, a situação piora, levando-o a abandonar o curso, muitas vezes contra a sua vontade, mas infelizmente por necessidade.
Se a universidade é pública, o aluno também enfrenta dificuldades, os livros são caros para serem adquiridos e muitas das bibliotecas não possuem livros para todos, o que acaba com a evasão escolar.
O essencial é preparar e orientar os alunos para que façam a sua escolha e que ela seja de forma correta, cursos com mais qualidade e implantar um projeto concreto que ajude os alunos com dificuldade financeira a terminarem seus cursos.
O primeiro passo é admitir que o problema da desistência existe e que tem possibilidades de ser resolvido.
Afinal de contas a educação é a base de tudo para o ser humano e se houver interesse governamental podemos modificar esta situação.
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

20 comentários:

  1. Essa vida de universitário não é fácil!!!

    ResponderExcluir
  2. é verdade , ''educação é a base de tudo para o ser humano e se houver interesse governamental podemos modificar esta situação.'' parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu texto, é a realidade da educação superior no Brasil.
    Um estudo da pesquisadora Ivete Lehman pesquisadora da Faculdade de Psicologia da USP revela que 45% dos alunos que abandonam o curso superior desistem por terem feito a opção errada.

    ResponderExcluir
  4. sem estudos ninguem vai a lugar nenhum http://desabafodeumalunatica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. adorei seu blog, parabéns.
    o principal tema do blog abodar blogueiros e intrevistar pessoas anonimas. Essa é uma forma de torná-las mais públicas.
    http://na-minha-mira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Falou tudo...
    Mas infelizmente nesse país a educação não levada muito a sério. O governo não se empenha em mudar isso, e a coisa vai de mal a pior.
    Por falar nesse assunto, vemos ai o descaso do enem, muitos problemas e pouca atitude e além de tudo tem toda a burocracia que faz os alunos deixarem de lado bolsas, prouni, sisu e etc.
    Gostei do teu texto.

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Uma boa educação é mais que necessario.

    ResponderExcluir
  8. Tudo isso é muito relativo, alguns realmente desistem por não terem condições psicológicas e também financeiras para irem até o fim, mas também há aqueles que sequer se disponibilizam para qualquer esforço...

    ResponderExcluir
  9. Eu me considero uma vitóriosa. Não é fácil mesmo, porque entrar em uma faculdade é fácil, sair que é o dificil.

    ResponderExcluir
  10. mto bom o seu texto
    vc é professora?
    então, é uma situação crítica mesmo a pessoa dedicar tanto tempo, tanto dinheiro, tanta determinação pra entrar na universidade e dps aboná-la
    por isso ki o mais importante no vestibular, a coisa pioneira a se fazer é escolher, ter certeza do q s ker e dps mandar ver nos estudos e manter a trankuilidade
    adorei seu blog


    visita o meu ? será uma honra!
    http://diariodagarotadevariasfaces.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Eu concordo com algumas partes, mas assim na questão do público, sei que não é o suficiente, mas existe sim ajuda financeira, tanto por mérito como por necessidade, infelizmente nem todos conseguem. Eu tenho fé que a educação vai melhorar, lógico que não da pra ser de uma hora pra outra, mas eu acredito.
    Ah outra coisa, o ensino superior não é tão ruim, precisamos de qualidade é no básico mesmo, que la sim os professores são desestimulados.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho um primo que faltando 6 meses para completar a faculdade de Direito, abandonou tudo. Voltou anos mais tarde, se formou. Porém, nunca exerceu a profissão. Trabalha em algo completamente diferente!
    Algumas cabeças são complicadas, vai entender.
    Abraço e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  13. Tudo que você falou tem sentido, isso sem falar na parte do xerox, um roubo... e textos que professores as vezes pedem pro aluno pagar de bobo, pq nem é utilizado...

    ResponderExcluir
  14. O MEU CURSO DE LETRAS INGLÊS COMEÇOU COM 50M ALUNOS E HOJE SE RESUMEM A UNS QUASE 30. UMA PENA QUE A MAIORIA DESISTIU.

    ResponderExcluir
  15. Nunca concordei tanto com um texto.
    Na faculdade onde curso Pedagogia, todos esses problemas, item por item existem.
    É muito dificil, principalmente, quando a desistimulação começa por professores...
    existe professores de tudo quanto é jeito..
    o pior de todos é aquele que tem uma boa bagagem, tem bons conhecimentos, mas dentro da sala e fora trata as pessoas como subordinados e inferiores..

    ah e outro motivo ruim é quando alguem de cargo superior - area administrativa das faculdades - dão suporte para cursos mais renomados, esquecendo da base da educação..

    beijos

    ResponderExcluir
  16. Sem sombra de duvida. A educação, que deveria ser algo necessario e basico, hoje tem um custo muito alto e ainda corre o risco de decepcionar quem se mata e acaba escolhendo um curso errado. Além dos gastos com transporte livros, etc. Só estou repetindo tudo o que você disse.

    Parabéns!! Ótimo post.

    ResponderExcluir
  17. Trabalho das 22:25h até as 07:00h. Faço Ciências Biológicas onde as aulas começam às 8:00h e a última vai até às 18:00h. É óbvio que não são todos os dias que tenho aula até o último período mas os dias premiados são de matar, o sono, o cansaço por vezes me fizeram pensar em desistir. Durmo em média de três horas e meia à quatro por dia. Fim de semana não existe para vida social, é dormir e estudar. Minha noiva é muito especial, reclama reclama mas ainda não me abandonou, se não fosse o incentivo dos amigos não sei se iria aguentar a pressão.

    Excelente post, me identifiquei de cara!!!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  18. ótimo post! Tenho certeza que como eu, muitas pessoas passam por esse dilema que é desistir do curso. Eu desisti de arquitetura e urbanismo em uma universidade pública e agora faço medicina em uma universidade particular. Escolher uma profissão exige muita reflexão, e eu tive de escolher muito jovem. Certamente é um erro.
    :D

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pelo texto!

    Muito bem embasado, com os principais motivos da desistência dos universitários.

    Excelente!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  20. Poxa muito bom este artigo, isso sem fala da alimentação, sem fala muitas vezes das materias que o cara perde, não por falta de interesse mais pela dificuldade, de estudo, de acessibilidade ao um bom computador, alimentação e etc... parabéns.

    ResponderExcluir



Receitas da Millena

Atualidades

Relacionamentos

Internet