• Titulo 1 Receitas deliciosas para você arrasar na cozinha!
  • Titulo 2Dicas e posts de ajuda para blogueiros/as
  • Titulo 3Papo sobre relacionamentos, amor, separação...
  • Titulo 3Tecnologia, partilha de dicas e muito mais!
  • Titulo 3Depoimentos e histórias
1 2 3 4 4
Image Slideshow by WOWSlider.com v4.8

Uma máscara chamada:Cotas Raciais

A educação é um direito de todo cidadão brasileiro, mas que acontece somente na teoria, porque na prática é completamente diferente.
Como o país necessita de uma reforma educacional urgente, o governo resolveu criar o programa de cotas raciais nas universidade brasileiras como um projeto no qual os estudantes negros consigam chegar a conclusão do tão sonhado curso superior.
As cotas raciais são uma forma de mascarar e amenizar a realidade da educação brasileira e a afirmação do preconceito no nosso país.
O correto seria se estas cotas fossem destinadas a estudantes da rede de ensino público, sem diferenciação de raça ou cor, pois ela deveria ajudar aqueles que querem frequentar uma universidade pública, mais não tem condições para poder competir com o aluno de uma escola da rede privada de ensino.
O problema todo é porque o ensino médio é baseado no vestibular e deveria ser justamente o contrário.
A precariedade do ensino em muitas das escolas públicas torna a concorrência entre um aluno de escola pública e outro aluno de escola particular desleal ou seja a grande maioria dos universitários das universidades privadas tem condições de pagar uma faculdade ou universidade particular, mas como é aprovado em uma universidade gratuita, escolhe a pública.
Tudo isso acarrenta vagas disponíveis nas faculdades ou universidades particulares, já que um aluno de escola pública, muitas vezes não tem condições de pagá-las, mesmo tendo ganhado uma bolsa de estudos parcial.
A verdade é que as cotas estão longe de serem a solução definitiva para o processo de inacessibilidade educacional, discriminação e intolerância em que vive a nossa sociedade.
Infelizmente, elas se tornarão a única ou possível forma de um afrodescente cursar o ensino superior.
Claro, que existem alguns afrodescentes que estudaram em escolas públicas e conseguiram com muito esforço a conclusão do ensino superior, mas são casos isolados e raros.
O essencial seria uma educação de qualidade e dar oportunidades para todos independente de cor, raça ou classe social.
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

10 comentários:

  1. Para mim, essas cotas raciais ofendem. É como dizer que negros não tem a capacidade o tão sonhado curso superior!
    Parabénspelo blog!
    Abraço!

    Comente no post 100 do meu blog:
    http://enricows.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. A precariedade do ensino médio das redes públicas é a grande causa dessa concorrência desleal que você citou. Mas hoje em dia, por incrivel que pareça, o estudante de pouco poder aquisitivo tem mais facilidade para frequentar uma faculdade do que uma universidade, esta muitas vezes não dá oportunidade de conciliar trabalho e estudos, e na maioria das vezes o aluno tem que se deslocar de sua cidade, o que gera custos altos.. enfim, a saída é trabalhar e pagar uma faculdade, porque infelizmente as condições se inverteram. Cabe ao governo não só melhorar o ensino das escolas públicas, mas creio que deve também ajudar a manter os universitários que não tem condições pra largar tudo pelos estudos.

    ResponderExcluir
  3. Nossas palavras fortes de uma pura verdade
    cotas para negros pra mim tbm eh um modo de descriminação...

    o que os negros tem de diferentos dos brancos
    o q, eles são menos inteligentes ou mais burros???

    cotas pra mim naum existiria
    ofende o população negra.

    Belo post, um ótimo assunto pra se debater
    Beijos...

    ResponderExcluir
  4. adoro debater sobre esses assuntos.
    fico indignada com essas cotas raciais. ao meu ver é como negros (entre outros) fossem incapazes de conseguirem uma vaga por si só. pode até ser que essa cota tenha sido criada pelo racismo e pá.. mas não é assim que as coisas devem se resolver. acho ridículo e constrangedor... parabens pelo post! adoooorei!


    se quiser retribuir http://discordiageral.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Esse é um assunto bastante polêmico, ainda vai render "muito pano pra manga".

    ResponderExcluir
  6. Muito bacana ! cotas para negros é o fim !
    é um super ofensivo ! bacana seu blog :D

    ResponderExcluir
  7. Discordo do seu argumento! o sistema de cotas é sim uma medida necessária, uma vez que as leis que regem o nosso país, estão semeadas por um principio intrínseco ligado ao víeis do "racismo", não somente no aspecto econômico mais principalmente no âmbito social e psicológico.

    Quanto ao polêmica de julga a capacidade intelectual de um negro para entra na universidade, se pressupõe no fato que o sistema de cotas não esta aqui para julga a capacidade intelectual do negro, mais sim para contorna a realidade do negro em contraposição à reprodução do "racismo" em nossa sociedade, porem poucos observam a trajetória do mesmo no meio social, pois é preciso analisar as condições cabíveis a qual o "negro" esta alienado perante a sua vida em uma sociedade como a "nossa", ou será que um pais aonde a maior taxa de homicídios e o pauperismo são provenientes da população negra, um negro teria à capacidade de sobreviver ate o período da vida, endereçado ao ingresso na universidade?

    O sistema de cotas veio para tentar sanar (amenizar, diga-se de passagem) um problema histórico de nosso país, pois os negros ocuparam e ocupam ate hoje em sua maioria os setores periféricos da sociedade, aonde e estabelecido conceitos desde a sua gêneses e o convívio em todas as escalas sociais, aonde a "pessoa" e estigmatizada a uma relação de subalternidade predeterminada por sua "cor".

    Gostaria que nos obtivemos uma visão mais abrangente deste assunto tão importante para milhares de pessoas, e que ao invés de critica sem de fato conhecer, deveríamos fortalecer mais estas políticas publicas com intuito de cumprir a sua real funcionalidade.

    Assumir que o Racismo existe em nossa cidade, já seria um grande motivo pra a ampliação e aplicação de medidas como estas.
    Basta de preconceito. Diga não ao Racismo!

    Claro manifesto aqui minha opinião e tenho respeito pelas demais apresentadas. agradeço a atenção e parabéns pelo espaço.

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente a educação no pais cada vez mais vai para o fundo. É uma verdadeira vergonha nacional. Parabens pela publicação viu! Tenha uma feliz Páscoa, com muita paz e muita luz.

    ResponderExcluir
  9. ''mascarar e amenizar'' acho que essas são palavras chaves do governo ultimamente, com todas essas bolsas isso e bolsa aquilo, só esconde o quanto o povo brasileiro necessita de emprego, qualificação e falando em qualificação, as cotas raciais pra mim são mais uma forma de preconceito e vai contra a nossa principal lei da constituição que diz que todo ser humano deve ser tratado igualmente não havendo distinção de raça, sexo, cor, credo, opção sexual. Mas o que seria o Brasil senão uma grande contradição !?

    ResponderExcluir
  10. Olá! Desculpa entrar no blog assim do nada.
    Achei interessante quando vc diz que "a educação é um direito de todo cidadão brasileiro, mas que acontece somente na teoria". Isso me lembra um das famosas frases do Antônio Gramsci , ao falar que todos somos intelectuais, mas nem todos desempenhamos a função de intelectual na sociedade.
    Visite meu blog :http://viagemconstante.blogspot.com/

    ResponderExcluir



Receitas da Millena

Atualidades

Relacionamentos

Internet