Bartolinectomia Unilateral:Cirurgia,Pré-Operatório,Pós-Operatório

Depois de ter feito a cirurgia e estar recuperada estou voltando a ativa no Mulherzices.
A muito tempo precisava fazer a Bartolinectomia Unilateral, pois a situação me incomodava a anos.
Como toda internauta curiosa e sem saber direito sobre o assunto, consultei o Dr Google sobre os riscos e o pós-operatório.
Li muitas pessoas criticando e achando uma bobagem a cirurgia, mas, eu sempre falo:"Só o dono da dor, sabe o quanto dói".
Com a Bartolinite,já não podia usar biquini e nem calça jeans justa.Fazer ginástica e ficar muito tempo sentada era um suplício.
Também tem muitos relatos na internet de mulheres que tiveram um pós-operatório muito dolorido e sofrível, mas, cada caso é um caso, já que cada organismo reage de uma maneira a uma cirurgia e não podemos generalizar.
As receitas caseiras e o uso de antibióticos como uma alternativa para curar a bartolinite é o que mais se vê na internet, mas, acaba que ela volta e tem que se fazer a cirurgia.
Fiz este texto sobre a Bartolinite.
O médico fez um pouco de terrorismo em torno do pós-operatório, dizendo que eu iria ter muitas dores, mas, minha maior preocupação foi com a anestesia, já que nunca tinha tomado uma e possuo pressão baixa e por este motivo não posso tomar qualquer tipo de medicamento, senão a pressão cai mais ainda.
Não tive problema algum com a anestesia e nem com a minha pressão.
Tive um tratamento de primeira no hospital, que bom seria se todos os hospitais e os funcionários, enfermeiros e atendentes tivessem toda a dedicação, cuidado e atenção igual a que me foi dada, o sistema de saude não teria problemas.
Segui as orientações médicas após ter feito a cirurgia, não senti dor alguma, apenas um desconforto no dia em que sai do hospital e no dia seguinte ao sentar para almoçar pela primeira vez, somente sangrou um pouco no dia em que sai do hospital e nada mais.
Operei as 14 horas e sai as 19 horas do mesmo dia do hospital.
As minhas recomendações do pós-operatório:(Já que fiz a cirurgia, resolvi dar algumas dicas que utilizei com o meu bom senso e inteligência, após ser operada)
-Não durma de lado.A melhor posição para dormir é de barriga para cima e com os joelhos flexionados nos dois primeiros dias e já no terceiro dia durma de barriga para cima normalmente,
-Use vestidos e saias acima dos joelhos de tecidos leves e evite cores escuras como preto e azul marinho,
-Use camisola curta para dormir,
-Não sente de pernas cruzadas e nem fechadas na primeira semana,(Sente com as pernas abertas que é a melhor posição)
-Sente de bunda e não jogando o peso do corpo para a região operada,
-Providencie um lençol velho, pois já que as pernas devem ficar abertas, você coloca o lençol para cobrí-las, evitando constrangimento aos outros e a si mesma,
-Caso, tenha dor de barriga e precise ir ao banheiro, não faça força, deixe sair naturalmente,
-Providencie uma toalha velha e um saco plástico.Dobre a toalha no meio e coloque um saco plástico no meio dela, assim se sangrar o saco plástico no meio da toalha evitará de sujar o carro, a cama ou a cadeira,(Aonde você for sentar ou deitar carregue a toalha velha com o plástico)
-Tome banhos de assentos ou duchas com a água fria,
-Não use sapatos de saltos altos, prefira oxfords, rasteirinhas, tênis,sapatilhas e chinelos pelo menos nos primeiros sete dias após a cirurgia,
-Evite sentar, abaixar, agachar ou fazer movimentos bruscos nos dois primeiros dias,
-Providencie uma toalha velha também para toda vez que for ao banheiro fazer xixi, pois o papel higiênico incomoda e a toalha não,
-Não utilize calça e nem calcinha na primeira semana,(Não pude cumprir a primeira semana sem o uso da calcinha, porque devido a utilização de medicamentos, entrei no meu período menstrual, mas, caso isso também aconteça com você também, utilize absorvente normalmente, mas com calcinhas mais frouxas e saias ou vestidos)
-Prefira fazer a cirurgia em períodos de temperatura menos quente, porque acho que facilita a recuperação,(O dia que fiz a cirurgia chovia fino e não fazia calor.Se tivesse muito quente, após a cirurgia teria demorado mais a me recuperar, pois a região já é úmida e com o calor soa mais ainda)
-Providencie um pano velho ou uma fralda de pano para quando for sair do hospital, coloque-o no meio das pernas, (Eu sai sangrando e coloquei o pano no meio das pernas para o sangue não escorrer pelas pernas ao me levantar e nem sujar o banco do carro e nem a cadeira de rodas (o hospital no qual, eu operei tem o procedimento que todo paciente que sai do hospital que seja de cadeiras de rodas, independente de qual cirurgia tenha se submetido, mas acho que nem todo hospital deve seguir este protocolo),
-Não depile nas duas primeiras semanas,
-Não dirija na primeira semana de cirurgia,
-Evite ter relações sexuais por um mês,
-Coloque bolsa de gelo no local, pois diminui o inchaço e alivia um pouco as dores,
Relembrando, estas dicas não são médicas, mas de uma paciente, no caso "eu" que realizei o procedimento e fiz de tudo para ter uma recuperação rápida.
Tive uma intoxicação medicamentosa (reação alérgica aos antibióticos que tomei após a cirurgia), mas consultei uma dermatologista que está resolvendo o problema da alergia.
Estou fazendo esta postagem para ajudar as mulheres que como eu tem ou tiveram o mesmo problema.
Percebi que o assunto é muito pouco falado, mas que existem muitas mulheres que sofrem com a situação.
Eu não me arrependi de ter feito a cirurgia e se soubesse que seria simples, teria operado a muito mais tempo.
Obrigada pelos comentários, emails e mensagens recebidas de carinho e compreensão dos leitores, visitantes e seguidores deste blog no período que realizei minha cirurgia!

218 comentários:

  1. Millena,
    Tenho o mesmo problema, mas não consigo um médico que me opera pois o meu seria bilateral.
    Você pode me indicar seu médico? Bjs

    ResponderExcluir
  2. Millena,

    Tenho o mesmo problema mas não consigo médico que me opere, sendo que o meu caso é bilateral. Você pode me indicar seu médico? Bjs

    ResponderExcluir
  3. Heydy,
    Não sei em que região do Brasil, você mora para ter uma ideia da distância da cidade onde operei para a sua residência.
    Eu operei no interior de São Paulo, mas sou mineira.
    Me envie um email para:blogdamillena@gmail.com que te passo o número de telefone dele e email certinho.

    ResponderExcluir
  4. oi tenho o mesmo problemas e vou fazer a cirurgia mas estou com medo do pos operatorio. trabalho e não sei quantos dias vou precisar ficar em casa, quatos dias vc precisou fica de repouso?

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Milena, eu tbm sofro com isso no meu caso tive 3 vezes, pensei que era um tumor e sumiu, a segunda nossa como doeu meu Deus fui ao hospital drena mas commenos de dois meses volto, drenei novamente ta com ums 15dias ,levou pontos e os pontos ainda não caiu. vou retira a glandulo mais to com medo do pós-operatorio,não sei quantos dias vou precisar ficar em casa, quantos dias vc precisou fica de repouso? seu pontos levaram qaunto tempo para cair? fico no aguardo e obriga por publicar a sua historia.

    ResponderExcluir
  6. oi tenho o mesmo problemas e vou fazer a cirurgia mas estou com medo do pos operatorio. trabalho e não sei quantos dias vou precisar ficar em casa, quatos dias vc precisou fica de repouso?

    ResponderExcluir
  7. Eveline,
    Eu fiquei quieta uma semana e depois retomei minha vida normalmente.
    O ideal é você não colocar calça, calcinha e não fechar a perna quando for sentar e nem cruzá-las.
    Não durma de lado também.
    A cirurgia não leva pontos, o cirurgião cola a região que foi cortada e ela fecha sozinha.Nem cicatriz fica.
    Foi assim que o cirurgião que realizou minha cirurgia fez.

    ResponderExcluir
  8. Millena, obrigada por me responder. Vc operou em clinica particular? pq eu não tenho plano de saude, vou realizar a minha cirurgia em hopital publico e creio que não vai ser colado por conta do procedimento ser mais caro mas pontos. Andei lendo sobre a opreção, estou comedo do lance da hemoragia, sangra muito? ou é como se estivesse menstruada? obrigada mas uma vez.

    ResponderExcluir
  9. Eveline,
    Eu operei em um hospital particular.
    O plano de saude ia demorar alguns meses e eu queria ficar livre logo da cirurgia, pois convivia com esse desconforto a anos.
    Quando li sobre o pós-operatório também me preocupei, porque muitas mulheres reclamam de dor após 60 dias da cirurgia, mas fiz de tudo para não tê-la.
    O meu não sangrou muito.Só no dia que sai do hospital,(quando levantei a primeira vez após a cirurgia)mas é pouco e no dia que sentei para almoçar(o ideal é que você sente de bunda e não da forma normal).
    Sangra menos que a menstruação.
    Não fique com medo não.
    A cirurgia é simples e rápida.

    ResponderExcluir
  10. Ainda não sei qaundo vai ser aminha, vou ao medico na sexta, obriga por me responder, to um pouco mais calma , mas ainda comodo do meu pós-operatorio ser complicado por que só drenei e já esta com 20 dias , os pontos ainda não caiu e nem a abertura que a medica deixou ainda não cicatrizou. Muito obrigada por compartilar a sua experiencia , fiquei mas tranquila.

    ResponderExcluir
  11. Eveline,
    Fica tranquila com o pós-operatório.
    Se tu seguires as orientações médicas em uma semana retomarás sua vida normal.
    Se eu soubesse que iria ser calmo, teria feito a cirurgia a muito mais tempo.

    ResponderExcluir
  12. Fiz a cirurgia de bartolinectomia há 2 dias, sinto um certo incômodo, mas tudo suportável. A médica me deu 10 dias de repouso.

    ResponderExcluir
  13. Elenice,
    Que bom seu pós-operatório estar sendo tranquilo, mas infelizmente a maioria das mulheres reclamam de dor após dois meses da realização da cirurgia.
    Boa recuperação pra ti!

    ResponderExcluir
  14. milena, vc sente algum desconforto ao transar ? fiz minha bartolinectomia ha 4 messes e ainda sinto desconforto

    ResponderExcluir
  15. Carol,
    É muito comum ocorrer esse desconforto.
    Para você ter um ideia é a terceira pergunta que mais recebo emails das mulheres.
    O que acontece é que as glândulas de Bartholin estão as duas alojadas na parede vaginal e são responsáveis pela lubrificação do canal vaginal, preparando-o para a relação sexual.
    Muitas mulheres reclamam de dores fortes(que impossibilitam a relação sexual)ou um certo desconforto.
    Claro que isso não ocorre com todas.
    O que eu oriento essas mulheres é utilizar um lubrificante vaginal a base dágua.(Não sei se a orientação é correta, pois não sou médica)
    Você já voltou ao ginecologista?
    Geralmente, eles pedem para voltar 4 ou 6 meses após a cirurgia.
    Se não voltou.Exponha a ele a situação e peça uma orientação.
    Você sente o desconforto só na relação ou no dia-a-dia ao fazer outras tarefas como sentar, malhar e outras?

    ResponderExcluir
  16. olá pessoal!
    sofri esse ano muitas vezes com a glândula de bartholin, só esse ano encheu três vezes, fiz uma marsupialização e não funcionou, mais ontem fiz a batolinectomia e peço a DEUS QUE EU FIQUE LIVRE DESSE TORMENTO, estou em pleno são João em casa de molho, doi um pouco mais foi rápida e tranquila a cirurgia.

    ResponderExcluir
  17. olá pessoal!
    fiz a cirurgia ontem, em pleno são joão, mais graças a DEUS ACHO QUE TÔ LIVRE DESSE TRMENTO, eu tive esse ano três vezes e fui as pressas drenar, no meio de todo esse processo fiz a marsupialização e não deu certo com uma semana, la ia eu de novo para o hospital drenar, muita dor e sofrimento, então por fim o médico decidiu operar e fazer a bartolinectomia e estou aqui de molho na cama me recuperando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá..

      Alguém pode indicar um hospital, médico ou clinica em SP - Capital para a realização da Cirurgia.

      Estou com este problema deste 2005, já fiz a pulsão 3 vezes e nesse momento esta bem inchada.

      "JU CHIQ LOJA FEMININA" pode indicar?

      Thalita

      Excluir
    2. Olá..

      Alguém pode indicar um hospital, médico ou clinica em SP - Capital para a realização da Cirurgia.

      Estou com este problema deste 2005, já fiz a pulsão 3 vezes e nesse momento esta bem inchada.

      "JU CHIQ LOJA FEMININA" pode indicar?

      Thalita

      Excluir
    3. Thalita,
      Eu operei em São José dos Campos.Posso te passar o nome e telefone do meu médico.
      Me envie um email para:blogdamillena@gmail.com que te passo o número de telefone dele e email certinho.
      Eu sempre o indico para as mulheres que me pedem.

      Excluir
  18. Ju,
    Acaba que a cirurgia sempre tem que ser feita.
    Esse São João, você fica de molho,mas os outros curtirás livre deste incômodo.
    Uma boa recuperação pra ti.

    ResponderExcluir
  19. Olá meninas, encontrei esse blog 1 dia antes de fazer a cirurgia de retirada da glândula. Estava procurando informações para saber ao certo o que me aguardava. Fui internada terça feira, dia 10 e confesso que estava apreensiva, pois era minha primeira cirurgia. Almocei e depois do almoço não pude comer nem beber mais nada. Fui para a sala de cirurgia as 17:00hs, estava um pouco nervosa, não sabia se a anestesia seria local, ou geral. Antes de ser internada, ainda na consulta, o médico me disse que seria local, mas uns dizem uma coisa, outros dizem outra, então a gente fica sem saber. E para a minha surpresa, a moça manda eu abaixar a cabeça e relaxar os ombros, e vem o anestesista e me dá uma picadinha nas costas, pois é, me deram a raqui. Estava nervosa, comecei a sentir um calafrio, uma coisa estranha na barriga, me senti como me sinto quando minha pressão abaixa, logo minhas pernas começaram a formigar. O anestesista aplicou uma injeção na veia e apaguei. Não senti nada na cirurgia, não vi nada, só acordei quando tinha acabado a cirurgia e estavam me levando de volta para o quarto. Até a anestesia passar, não senti absolutamente dor nenhuma, porém também não pude comer nem beber água até 6 horas após a cirurgia. Quando era mais ou menos meia noite e alguma coisa, comecei a sentir uma dor no local, não sei se por reação da anestesia, também comecei a sentir o coração bem acelerado e a boca enchia de saliva, como se fosse vomitar. a enfermeira disse que era normal sentir isso, e foi passando aos poucos, até que de manhã já não sentia mais. A dor continuava, não era forte, mas sentia doer sim, me dera, alguns remedinhos pra cortar a dor e na hora do almoço, do dia seguinte a cirurgia, a dor já era bem pouca até que no horário que tive alta, 4 e pouco da tarde, já não doía mais. É claro que o local está inchado e dolorido, mas não há incômodo nenhum, tenho que repousar, claro, sem fazer esforço físico, abaixar pegar peso, mas está sendo bem tranquilo pra mim. Fiz a cirurgia na terça a tarde, na quarta a tarde já saí do hospital e hoje, quinta feira não sinto nenhuma dor e a recuperação está sendo ótima. Sofri demais com essa glândula, da última vez que ela inflamou, fiquei 3 dias chorando de dor, não conseguia nem andar. Foi a melhor coisa que fiz. Vamos ver agora como vai ser daqui os 30 dias de recuperação, se vai voltar tudo ao normal. Deixo aqui minha sugestão, se tiverem que fazer essa cirurgia, façam, é super simples e a recuperação, pelo menos pra mim, está sendo ótima. se tiverem alguma dúvida, podem me perguntar aqui que compartilho com vcs minha experiência. Ah, todo esse procedimento que fiz, foi no SUS viu. Nada particular. Beijos e boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, por compartilhar a sua experiência no site.
      O objetivo é exatamente este, desfazer o mito da cirurgia e ajudar outras mulheres que tem o mesmo problema.

      Excluir
    2. Millena, sem querer postei o comentário com o perfil do meu marido, meu nome é Mirian e tenho 26 anos.

      Excluir
  20. Gostaria de compartilhar um pouco da minha experiencia, realizei a cirurgia na segunda feira, e, Graças a Deus foi td bem. O unico transtorno ficou por conta da recuperação da anestesia, a raqui, qdo fiquei 6 hs sem comer ou beber, sem levantar a cabeça e tomando mto soro, mas passado isso, esta sendo tudo tranquilo, sem dores, sem sangramento, apenas repouso para que minha recuperação seja breve. Realizei a cirurgia em um Hospital particular, mas não foi nada diferente da pessoa anterior e seu relato de atendimento no SUS. Desejo sorte a quem necessitar fazer este procedimento e afirmo no meu caso está sendo uma recuperação bem tranquila.

    ResponderExcluir
  21. Eu realizei esta cirurgia na segunda feira e o unico transtorno foi a recuperação da anestesia, raqui, qdo fiquei por 6 hs sem comer ou beber qualquer coisa e sem levantar a cabeça e tomando mto soro. Passado este processo, consegui caminhar normalmente, necessidades fisiologiacas ok, andar, mas com cuidado, sem dor, nem sangramento. Estou de repouso para me restabelecer da melhor forma possivel. A cirurgia foi realizada em hospital particular, mas com atendimento bastante parecido com o relato da pessoa que fez pelo SUS. A quem vai passar por este procedimento, faça, eu estou muito bem e o mais importante sem nenhuma dor, tomando antibioticos e antinflamatorios e esta td certo. Boa Sorte meninas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MM78,
      Obrigada por dar seu depoimento no site.

      Excluir
    2. Mm78 passei pelo msm sofrimento da raqui, realizei a cirurgia dia 8 do 3, adquiri uma cefaleia pos raqui e estou em tratamento por esse motivo. Em relaçao a cirurgia esta td bem, sem dor, so tive secreçao nos 2 primeiros dias e ja cairam 2 pontos, só restam os 2 ultimos... Rezo para que esse procedimento acabe com esse tormento para sempre, pois tenho 19 anos e sofro a 5 com essa glandula.

      Excluir
  22. boa noite, meninas. eu tambem sofri muito, mais há um mes fiz a marsupialização, mais me falaram que pode voltar, estou com um pouco de medo, pois nao desejo pra ninguem essa dor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josiele,
      Muitas mulheres me escrevem dizendo que fizeram a drenagem e a marsupialização, mas voltou.
      Cada caso é um caso.
      Acaba que somente a cirurgia resolve o problema.

      Excluir
  23. Oi gente, tenho sofrido pra caramba com isso, acho que dessa vez foi a 6º se não me engano..todas as vezes estourou sozinha e tmei antiinflamatórios...Quero muito fazer a cirurgia e me ver livre desse sofrimento. Minha dúvida é, posso fazer após a glandula ter estourado ou tem que estar inchada???? Aguardo resposta. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  24. Oi gente, tenho sofrido pra caramba com isso, acho que dessa vez foi a 6º se não me engano..todas as vezes estourou sozinha e tmei antiinflamatórios...Quero muito fazer a cirurgia e me ver livre desse sofrimento. Minha dúvida é, posso fazer após a glandula ter estourado ou tem que estar inchada???? Aguardo resposta. Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vi!Dia 12 fiz a minha cirurgia.Ela tinha inflamado e estourou sozinha a medica passou um antibiotico e 3 semanas depois fiz a cirurgia(12/12/12).Também fiquei com medo de não poder fazer,pois ja estava com todos os exames prontos e so faltava marcar a data~.Um dia antes liguei pra minha medica falando que a glandula não estava inchada se teria como fazer ,fiquei com medo dela não conseguir sentir, mas ela pediu que eu a apalpasse e realmente ela ainda estava lá.No dia seguinte fiz a cirurgia,tomei a venosa e depois a raqui.Acordei no final da cirurgia sem sentir as pernas.Fiquei na sala ate poder levantar o quadril(entrei no centro cirurgico as 10;30 e fui para o quarto as 15;00).Estava me sentindo bem, sem dores.A medica me olhou as 17 estava bastante inchada e me liberou.Passou um lanche e falou que eu poderia ir.Mas apos o lanche minha pressão ficou baixando e comecei a sentir muita dor, nem conseguia me levantar.Acabou que fiquei internada e outra medica disse que eu teria que voltar para o centro cirurgico pois estava com sangue coagulado dentro e estava sangrando.Minha medica depois veio e falou que viria de manha, se não estivesse sem sangrar eu iria voltar para o centro cirurgico para cauterizar um vaso .Mas no dia seguinte não estava sangrando mas sentindo muita dor.Acabou que tive fui para casa.Também senti muitas dores, devido o sangue esta coagulado.Na outra semana fui na medica e ela teve que tirar um pontinho e espremer para tirar o sangue,não doeu muito.Fiquei aliviaada pois estava parecendo que a glandula estava inflamada.Fiz compressa de agua morna e o restante do sangue foi saindo aos poucos.Hoje fazem 24 dias o local ainda esta duro mas não doi.A minha foi costurada,achei estranho por dentro.Depois que vi o relato da Milena contando sobre o caso dela, não tive medo da fazer a cirurgia.Achava que so eu tinha esse problema.Mas ainda não sei o que causou a inflamaçao da minha glandula de bartholin.Agora estou livre dela.

      Excluir
    2. Bela Vida,
      A intenção é justamente fazer com que as mulheres percam o medo da cirurgia.
      A cirurgia é simples e rápida.
      Obrigada por expor a sua experiência no site.

      Excluir
  25. Oi gente, preciso urgente fazer essa cirurgia, não aguento mais tanto sofrimento.....minha dúvida é: tem que estar inflamada pra fazer ou se estiver normal posso tb????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi,
      O melhor é você consultar um ginecologista que poderá te responder corretamente.
      Eu acho que independentemente de estar inflamada ou não a cirurgia poderá ser feita.
      Vai te livrar do constante sofrimento que você tem sofrido.

      Excluir
    2. Millena a glândula não pode estar inflamada!!

      Excluir
  26. Obrigada, amei suas postagens!! Dessa última vez foi a que mas sofri, n tenho nem mais cabeça pra isso...

    ResponderExcluir
  27. Meninas,
    Acabei de fazer minha cirurgia, estou no 8o dia de recuperação.

    Fiz bilateral. Estou bem impressionada, pois não dói, nem mesmo para lavar. Só sinto um incômodo as vezes - como em um dos lados era muito grande, a impressão é de que o tecido interno está sendo reconstruído, e isso incomoda.

    Peguei licença e estou trabahando de casa, pois o que mais incomoda é ficar de pé - pois o sangue desce e sangra mais, entao passo boa parte d tempo deitada, mesmo...

    Moro em SP. Mesmo sendo na capital, demorei alguns anos pra achar um médico que ainda operasse. Fiz com o Dr Elcio Vilas Boas (11 30883190). O custo dele foi particular, mas o hospital e anestesia, pelo plano.

    ResponderExcluir
  28. Olá meninas ,fiquei super feliz em encontrar esse blog após 3 longos anos de sofrimento amanhã será realizada minha tão sonhada cirurgia ,sendo que acabo de ficar mestruada será que não vou poder realizar a cirurgia!!!bjs

    ResponderExcluir
  29. Olá meninas,que bom ter encontrado esse blog,preciso de ajuda após 3 longos anos de sofrimento enfim consegui marcar minha cirurgia está marcada para amanhã,sendo que acabo de ficar mestruada,será que terei que cancelar ou posso fazer assim mesmo!!!bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia,
      É mais certo que o médico a cancele.
      Lembro que quando fui ver datas para a realização da minha cirurgia, tive que modificá-la devido ao meu período menstrual.

      Excluir
  30. Obrigada por compartilhar conosco sua experiencia, logo farei a cirurgia tambem, seu blog me ajudou muito, fique com Deus, bjos

    ResponderExcluir
  31. olá meninas,minha cirurgia ocorreu na data marcada mais tive muitas complicaçoes começando com uma hemoragia,minha glãndula apesar de não estar inflamada no ato da cirurgia era muito maior do que o esperado acho que foi pelo fato da demora para enfim conseguir marcar a operação,sendo assim foi retirado muito tecido e minha médica teve que reconstruir o lado afetado,mais mesmo assim apesar de todo sofrimento e dor que estou sentindo agora no pós operatório não me arrependo de ter feito,Gostária de avisar as meninas que estão passando por esse problema que procurem fazer essa cirurgia o quanto antes,pois eu só lembrava quando estav em crise!as meninas que já fizerama cirurgia têm algum remedio para dor na coluna para indicar ..pois aonde foi dada minha anestesia está doendo demais nem durmo a noite!!pronto desabafei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia,
      Acho que um simples analgésico resolve o problema da dor.

      Excluir
    2. Patrícia,
      Acho que um simples analgésico resolve o problema da dor.

      Excluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Millena,

    Adorei as dicas, vou fazer a cirurgia ainda esse mês e espero em breve poder postar dicas que possam ajudar a outras mulheres.

    Abraço,

    Talita Santos

    ResponderExcluir
  34. Bom dia!

    Me chamo Simone. Estou com esse mesmo problema minha cirurgia era para ser dia 09/10, mas depois de 8h internada o médico cancelou por motivos pessoais, a nova data é 29/10 e ñ vejo à hora de fazer e me livrar, meu maior medo é da anestesia, pois tenho pavor de injeção, me disseram que é na espinha, meu médico disse que a anestesia é local e ficarei acordada. Quero saber se a picada da agulha doeu muito? E quando tempo tiveram que ficar de atestado? Estou preocupada porque estou no período de entregar e defender meu TCC.

    ResponderExcluir
  35. Bom dia!

    Estou com esse mesmo problema minha cirurgia era para ser dia 09/10, mas depois de 8h internada o médico cancelou por motivos pessoais, a nova data é 29/10 e ñ vejo à hora de fazer e me livrar, meu maior medo é da anestesia, pois tenho pavor de injeção, me disseram que é na espinha, meu médico disse que a anestesia é local e ficarei acordada. Quero saber se a picada da agulha doeu muito? E quando tempo tiveram que ficar de atestado? Estou preocupada porque estou no período de entregar e defender meu TCC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone,
      Pode ficar tranquila,a anestesia não tem nada de mais.
      A picada não dói.
      Eu fiquei de atestado uma semana, depois voltei a minha vida normalmente.

      Excluir
  36. Olá! Fiz a cirurgia ontem, após dois anos sofrendo de crises constantes.Tomei anestesia peridural com sedação.Senti um pouco de mal-estar quando acordei da anestesia, mas pode ter sido por causa das medicações fortes que tomei. Sangrei bastante e senti muita dor ontem, mas hoje amanheci bem melhor. Estou com muito edema e inchaço no local, mas meu médico disse que é normal.Pra mim, deitar de lado com um travesseiros entre as pernas flexionadas foi a melhor opção.
    Com toda certeza a dor e o desconforto que estou sentindo agora valem à pena, pois são passageiros. Sei que não vou sofrer com a bartholinite nunca mais!
    Obrigada pelas dicas! Um abraço!

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Olá meninas,

    fiz minha cirurgia dia 18/10/2012, hj fazem 4 dias e estou muito feliz porque foi tudo tranquilo, não senti dor, inchaço ou qualquer incomodo. estou sangrando muito pouco. e no dia 28/10 já voltarei a trabalhar. se eu soubesse teria feito essa cirurgia a muito mais tempo. a unica recomendação do medico foi para não ter relação sexual ainda, o resto posso voltar as minhas atividades normais. logico que estou de repouso, evitando sentar, mas tudo somente por precaução. Graças a Deus minha glandula foi facil de ser retirada, o medico ainda fez plastica no local para não ficar diferente do outro lado. o medico foi perfeito, não fiquei com nenhuma deformação, ficou tudo com eraantes, alis até melhor. porque como fiz 2 drenagens hvia ficdo um pouco de pele sobrando e ele ajustou tudo. quem tem esse problema deve fazer a cirurgia o mais rapido possível.
    Um abraço,
    Talita Santos
    Salvador-Ba

    ResponderExcluir
  39. A maior dificuldade é encontrar um médico que faça a cirurgia, pois a grande maioria dos ginecologistas não fazem.
    Muitas mulheres reclamam de profissionais que fazem a cirurgia, mas que a região fica deformada.
    Se você faz a cirurgia com um profissional qualificado não tem perigo de ocorrer nada de errado.
    Em 30 de outubro de 2012 vai fazer 1 ano que operei e estou vivendo normalmente sem problema algum.

    ResponderExcluir
  40. Milena,

    A minha Ginecologista mandou que eu procurasse um medico que fosse cirurgião. Graças a Deus encontrei o Dr. Alissandro Galvão, Acredito também que seja um problema que muitas mulheres tem mas tem vergonha e isso acaba não sendo um assunto muito discutido. Quando falei da cirurgia para conhecidas ninguem nunca tinham ouvido falar. só conheci 2 pessoas além de mim que tem esse problema. mas quando leio sobre o assunto percebo a infinidade de depoimentos sobre esse problema.
    Por isso lhe parabenizo pela iniciativa. suas dicas me ajudaram muito na minha recuperação amanhã completa 15 dias da cirurgia e já voltei as minhas atividades Graças a Deus.
    Obrigada!
    Talita Santos

    ResponderExcluir
  41. Milena,

    A minha Ginecologista mandou que eu procurasse um medico que fosse cirurgião. Graças a Deus encontrei o Dr. Alissandro Galvão, Acredito também que seja um problema que muitas mulheres tem mas tem vergonha e isso acaba não sendo um assunto muito discutido. Quando falei da cirurgia para conhecidas ninguem nunca tinham ouvido falar. só conheci 2 pessoas além de mim que tem esse problema. mas quando leio sobre o assunto percebo a infinidade de depoimentos sobre esse problema.
    Por isso lhe parabenizo pela iniciativa. suas dicas me ajudaram muito na minha recuperação amanhã completa 15 dias da cirurgia e já voltei as minhas atividades Graças a Deus.
    Obrigada!
    Talita Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não encontrei nem nos sites de ginecologia sobre o assunto.
      O problema não é falado e poucas mulheres sabem o que é e o que fazer.
      Depois de ter feito uma peregrinação a alguns ginecologistas, me consultei com o Dr. André que me operou.
      A intenção do post é essa ajudar outras mulheres que tem o mesmo problema.
      Que bom ter te ajudado.

      Excluir
  42. Uma boa dica para quem está com a glandula inflamada é fazer banho de assento com a agua morna com Flogorosa é um pó que dissolve na agua usado para corrimento, pelo menos uma 3 vezes ao dia.e o antibiotico mais eficaz para o problema é Cefalexina. mas precisa ser prescrito pelo medico pois é antibiotico.

    ResponderExcluir
  43. e na hora do sexo é legal? Doi ou nao. A minha nao ta tao inchada, mas quando tenho relaçao ela incha mais e fica um pouco dolorida,mas só q tenho q fazer a do mioma e quero aproveitar mas nao estou com coragem.AURICILENE

    ResponderExcluir
  44. oi milena me responda na hora do sexo vc sente alguma coisa? Auricilene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Auricilene,
      Faz um ano que fiz a cirurgia.
      Comigo está tudo normal e nenhum momento me arrenpendi.
      Se pudesse teria feito a mais tempo.
      Não sei o quanto te incomoda, se você tem dores ou não?
      A decisão é sua de fazer ou não, mas cedo ou tarde, acaba que a cirurgia tem que ser feita.

      Excluir
  45. Bom dia Millena, me responda uma coisa, quando vc ainda tava com a glandula, cv sentia ardor diariamente e no ato sexual?

    ResponderExcluir
  46. Bom dia Millena,me responda uma coisa, quando vc estava com a glandula vc sente um ardor diariamente,e no ato sexual? Me responda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Auricilene,
      Quando eu tinha a glândula, eu sentia muita dor no período menstrual.

      Excluir
  47. Boa tarde meninas,
    Fiz a cirurgia dia 08/11, fiquei bem inchada, sangramento muito pouco somente do dia da cirurgia e graças a Deus não senti dor alguma após a cirurgia, só passei um pouco mal quanto fui quebrar o jejum, mas isso é normal. Hoje foi minha consulta de retorno, e meu médico disse que está cicatrizando bem, os pontos não precisei tirar caiu sozinho. Ainda estou com restrições para não correr e levantar peso. Fiz à cirurgia às 9h da manhã e recebi alta somente no dia seguinte. Como o cisto ainda não estava infeccionado eu não sentia dor, da descoberta até a data da cirurgia foram 6 meses.

    ResponderExcluir
  48. Acho que é interessante dizer, que fiquei acordada durante a cirurgia, anestesia foi local.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone,
      O certo é aplicar anestesia local, mas a grande maioria dos médicos não o fazem, por algum motivo.

      Excluir
  49. SIMONE, COMO VC SE SENTE? TEM AINDA ALGUM INCOMODO? JÁ TEVE RELACAO, DOEU. AURICILENE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Auricilene,
      É como a Millena falou acima.
      Ter dores nas relações sexuais é bem relativo, algumas mulheres tem e outras não.
      Caso, você venha a sentir dores, utilize um lubrificante vaginal a base de água que resolve o problema ou converse com sua ginecologista para que ela possa te dar uma melhor orientação.

      Excluir
    2. Auricilene,
      É como a Millena falou acima, isto é bem relativo.
      Algumas mulheres sentem dores e outras não nas relações sexuais.
      Caso, você venha sentir dores, utilize um lubrificante vaginal a base dágua ou converse com a sua ginecologista para ver qual a melhor orientação para ser feita.

      Excluir
  50. Auricilene,

    Eu me sinto muito bem, não tenho incomodo algum a não ser quando me esqueço da cirurgia e não tomo cuidado ao passar o papel higiênico, arte um pouco, mas não dó; Ainda não tive relação após a cirurgia meu médico pediu para que eu evitasse por 30 dias, para que os pontos cicatrizassem bem.

    ResponderExcluir
  51. eu estou gravida e a cirugia vai adiada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Auricilene,
      Parabéns pela gravidez!
      A cirurgia agora só será realizada após o nacimento do seu bebê.
      Sorte!

      Excluir
  52. Ola! Acabei de fazer a cirurgia p drenagem da glandula, nao levei ponto foi so cauterizada. Estou tomando cuidado p nao andar muito e nem ficar muito tempo sentada, sangra um pouco e quanto a dores, estou sentido um pouco de desconforto coisa q com certeza e normal e como c tivesse feito a cauterizacao em uma ferida interna dessas q nos mulheres costumamos fazer as vezes em consultorio medico. Daqui uns dias eu volto a postar como esta minha recuperacao.

    ResponderExcluir
  53. Ola! Acabei de fazer a cirurgia de drenagem da glandula de bartholin. Sangra um pouco, tem tb um pouco de desconforto por c tratar de um local muito sensivel. Mais tenho procurado ficar mais deitada e nao andar muito nem ficar agachando tb , pois realmente nao e comodo. A minha foi so cauterizada nao levei ponto entao tem q haver mais cuidado com certeza ate cicatrizar bem. Nao sinto dores fortes somente mesmo um desconforto tipo quando nos mulheres fazemos cauterizacao de feridas internas. Daqui alguns dias volto a postar como anda minha recuperacao.

    ResponderExcluir
  54. Ola pessoal, eu gostaria de saber se após a cirurgia eu terei lubrificação vaginal normal? Ou erei de usar lubrificantes a base de agua o tempo inteiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila,
      Isto não ocorre com todas as mulheres, apenas com algumas.

      Excluir
  55. Peço que alguém que tenha feito a cirurgia e já teve relação, dê seu depoimento aqui no site dizendo como foi.

    ResponderExcluir
  56. Eu também tenho e resisti em operar e a tomar antibióticos toda vez que inflamava. Procurando tratamentos alternativos, recebi uma sugestão de uma amiga que realmente funciona. É muito simples, são compressas de INHAME, isso mesmo, inhame que se come! Ralar o inhame, colocar numa gaze , esparadrapo hipoalergênico (para não grudar nos pelos pubianos) e colocar no local a noite toda enquanto dorme. Bastam 4 ou 5 aplicações para desenflamar e ficar livre. Claro que existe a possibilidade de voltar, isso não cura,mas alivia totalmente e pode ser feito por quantas vezes for necessário, sem contra indicação. Obrigada e parabéns pelo espaço! bjos

    ResponderExcluir
  57. Obrigada por sua dica.
    Mas,tem que se tomar todo cuidado quando se fala em tratamentos alternativos, pois se alguma mulher entender de forma errada ou fizer algo errado, poderá ter sérias consequências, já que o lugar é sensível e ela poderá ter algum tipo de queimadura na região.
    E é como você falou o tratamento resolve o problema temporariamente, acaba que a cirurgia tem que ser feita.

    ResponderExcluir
  58. estou mem preparando para uma cirugia de bartollin,estou com um pouco de medo pois sou pessoa cardiaca mais tenho fé em deus e tudo vai dar certo. mais tarde posto os ressoltados de como foi ok.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que corra tudo bem contigo e que Deus lhe acompanhe na sua cirurgia.
      Boa Sorte!

      Excluir
  59. Eu tive o abcesso em dez/2002, leiga como sou, achei que era um furunculo e a glandula drenou sozinha levando varios dias para desinflamar. A dor foi insuportavel e me impediu de andar por dois dias, mas assim que se partiu o alivio foi imediato. Acontece que depois disso eu fiquei com o maldito cisto e só descobri que era cisto qdo numa consulta anual a ginecologista me informou o que era e que eu deveria operar o mais rapido. Ela ainda me avisou que o correto seria um obstetra me operar e que a anestesia deveria ser a rack porque a cirurgia era muito dolorosa. Enfim... isso ja tem varios anos, perdi meu plano de saude e vou recorrer ao Sus. O cisto imcomoda muito na hora da relaçao sexual e a lubrificaçao reduziu bastante , acredito que isso aconteceu porque a glandula deve estar entupida ainda. Desculpem o jornal que escrevi. E obrigada a autora por todas as dicas. Me sinto mais encorajada a operar e assim que o fizer volto para contar tudo. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dine,
      A idéia é essa e obrigada você por comentar neste texto.
      Boa Sorte!

      Excluir
  60. Ola ! Esta com 10 dias que realizei uma marsupialização, o procedimento foi tranquilo, mas meu medico passou pouquissimas informações sobre o pos- operatorio, e seu blog Milena foi minha salvação!!!! So estou com duvida em quanto tempo leva pra sutura fechar? Alguem sabe? Por favor me ajudem!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leninha,
      Depende, cada pessoa tem seu tempo de cicatrização, pois cada organismo reage de maneira diferente, mas é bem rápido, geralmente costuma fechar com uns 15 dias.
      Você se cuidando, o corte se cicatriza mais rápido, os remédios devem ser usados respeitando a hora certa para acelerar o processo.

      Excluir
  61. Obrigada por tirar minha duvida !Como disse, seu blog tem otimas dicas.

    ResponderExcluir
  62. oi meninas meu nome e alfania e estou com a minha cirugia macada e estou com um pouco de medo e gostaria de saber de vcs se a medidica mostra o e retirado da gente espero por uma resposta obrigada a todas

    ResponderExcluir
  63. oi meninas estou para passar por esta cirugia e estou com um pouco de medo e costaria de saber se o medico mostrol a gladula que e retirada para vcs se uma de vcs poder me responder obrgada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia,
      Não fique com medo não, a cirurgia não tem nada de mais.
      O médico não mostra a glândula retirada e eu acho que não tem necessidade de vê-la.
      Fica tranquila, no final tudo dará certo.

      Excluir
  64. Ariana,
    Você me enviou um email através do formulário de contato, mas seu email está voltando.
    Então vou te responder por aqui as suas dúvidas.
    O assunto é muito pouco falado, nem em sites de ginecologia, você encontra sobre isto.
    Primeiramente, a minha vida está normal.
    O fato de você não está conseguindo ter relação e sentir dor é devido a glândula estar inflamada.
    A aparência devido a inflamação fica feia mesmo.
    Alguns médicos passam antibióticos na esperança que desapareça, porém até hoje não apareceu nennhuma mulher que me escrevesse dizendo que sumiu sem fazer a cirurgia.
    A drenagem resolve o problema temporariamente, pois só alivia a dor e por muito pouco tempo.
    A marsupialização o cirurgião abre o cisto e a glândula e sutura (costura) as extremidades da pele ao redor para mantê-la aberta e impedir que outro cisto se forme, mas tem muitos casos que o cisto volta e que o médico acaba tendo que fazer a retirada da glândula.
    Se você está num estágio que dói muito faz a retirada através de um médico particular, mas, se não está te incomodando tanto, espera o plano de saúde.
    A cirurgia não é cara.Ela é simples e rápida.

    ResponderExcluir
  65. Boa noite,depois de tanta luta dia 16/05/2013 vou fazer a cirurgia de Bartolinectomia unilateral já são 2 anos e 4 meses que tento fazer mais não tinha dinheiro o sus até hj não consegui,então encontrei um grande ginecologista pra mim um Anjo pois ele falou vamos dar um jeito....Tudo vai correr bem assim que operar deixo meu depoimento.Milena muito importante essa matéria pois ajuda muito e que tem sabe que dor insuportável .bjs

    ResponderExcluir
  66. Boa noite,depois de tanta luta dia 16/05/2013 vou fazer a cirurgia de Bartolinectomia unilateral já são 2 anos e 4 meses que tento fazer mais não tinha dinheiro o sus até hj não consegui,então encontrei um grande ginecologista pra mim um Anjo pois ele falou vamos dar um jeito....Tudo vai correr bem assim que operar deixo meu depoimento.Milena muito importante essa matéria pois ajuda muito e que tem sabe que dor insuportável .bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris,
      Realmente é uma peregrinação para encontrar um médico que opere.
      O ginecologista diz que o obstetra faz, o obstetra diz que o cirurgião faz, o cirurgião diz que o cirurgião plástico faz e as mulheres fazem uma verdadeira via sacra até encontrar algum médico que realize a cirurgia.
      O SUS faz, mas demora, porque tem muitas mulheres para fazerem a cirurgia.
      O plano de saúde, tem alguns que cobrem e outros não.
      Os planos que cobrem de um modo geral costumam demorar para liberar o procedimento.
      Muitas mulheres chegam num estágio que a dor é terrível e mal conseguem andar.
      Deveria ter uma maior agilidade para liberar a cirurgia tanto no SUS como no plano de saúde.
      Acaba que a maioria das mulheres fazem a cirurgia particular, porque não aguentam esperar de tanta dor.
      Te desejo sorte na sua cirurgia.
      Que tudo dê certo!
      Te cuida!

      Excluir
  67. Algumas mulheres estão usando as dicas que dei acima para o procedimento da marsupialização.
    Que bom estar ajudando-as também.

    ResponderExcluir
  68. Lembrando que não são divulgados os emails e nem nomes das mulheres que me escrevem pedindo esclarecimentos sobre a cirurgia.
    Elas me pedem o anonimato e o mesmo é respeitado.

    ResponderExcluir
  69. Olá meninas, vou deixar aqui o meu depoimento:
    tive 3 vezes que fazer a drenagem da glandula e passei por 2 marsupializações.
    O intervalo entre uma inflamação e outra foi de 4-6 meses.
    Tentei a marsupialização porque meu médico na época insistiu de que era um procedimento com grandes chances de dar certo. Ele me contou na época que muitos casos voltam a acontecer depois da marsupialização porque os médicos não fazem uma abertura grande o suficiente pra o liquido lubrificante que a glandula produz passar. Como na época eu achava a ideia de tirar a glândula muito radical, topei o procedimento.

    Bom, tive novas inflamaçoes, e resolvi tirar a glandula.
    Tirei há um mes e meio, e vou relatar aqui um pouco da minha experiência e das crenças que fui formando no meio do caminho.

    O estado ideal pra tirar a glandula é quando ela está inchada, porém sem estar inflamada. Como é uma glandula muito pequena, o fato dela estar inchada facilita a retirada.
    A minha não estava inchada, ela desinchou completamente depois da ultima inflamaçao (mas eu já sabia que ela era uma bomba relógio e que a um ato sexual ela incharia de novo).

    O medico me alertou que seria uma cirurgia mais delicada (nao no sentido de perigosa, nada disso), mas que ia requerer mais minúcia pra poder tirar. Como foi um bom médico, eu fui tranquila. (continua)

    ResponderExcluir
  70. Olá meninas, vou deixar aqui o meu depoimento:
    tive 3 vezes que fazer a drenagem da glandula e passei por 2 marsupializações.
    O intervalo entre uma inflamação e outra foi de 4-6 meses.
    Tentei a marsupialização porque meu médico na época insistiu de que era um procedimento com grandes chances de dar certo. Ele me contou na época que muitos casos voltam a acontecer depois da marsupialização porque os médicos não fazem uma abertura grande o suficiente pra o liquido lubrificante que a glandula produz passar. Como na época eu achava a ideia de tirar a glândula muito radical, topei o procedimento.

    Bom, tive novas inflamaçoes, e resolvi tirar a glandula.
    Tirei há um mes e meio, e vou relatar aqui um pouco da minha experiência e das crenças que fui formando no meio do caminho.

    O estado ideal pra tirar a glandula é quando ela está inchada, porém sem estar inflamada. Como é uma glandula muito pequena, o fato dela estar inchada facilita a retirada.
    A minha não estava inchada, ela desinchou completamente depois da ultima inflamaçao (mas eu já sabia que ela era uma bomba relógio e que a um ato sexual ela incharia de novo).

    O medico me alertou que seria uma cirurgia mais delicada (nao no sentido de perigosa, nada disso), mas que ia requerer mais minúcia pra poder tirar. Como foi um bom médico, eu fui tranquila.

    (continua)

    ResponderExcluir
  71. Acho importante estar sedada pra fazer o procedimento, porque né gente? é uma regiao super delicada. Ninguem merece ficar acordada em posiçao incômoda...mas ok, isso é de cada paciente e de cada médico. O meu nem me perguntou - tomei uma rack e fui sedada. Só acordei no final da cirurgia.

    O meu medico me alertou tambem dizendo que a recuperação é incômoda e é mesmo. Tem que ter paciencia.
    Ele me explicou que a glandula, embora seja proxima da pele, tem pequenas extensões mais profundas, e é que é importantíssimo tirar ela toda. Por isso a dor pós cirúrgica - pelo menos a minha - não foi só na regiao da glandula, mas chegava em parte da virilha e um pedacinho da perna.

    Eu voltei a trabalhar 4 dias depois da cirurgia e isso foi um engano. No 3o dia de retorno ao trabalho, eu voltei pra casa com a vagina inchada.
    É bem importante se programar pra ficar 10 dias em repouso completo, no minimo. Se puder, recomendo 15 dias (parece luxo, mas no meu caso, nao foi).
    Pedi ao trabalho pra trabalhar de casa, e fui conseguindo levar assim, porque meu trabalho permite essa flexibilidade.

    (continua)

    ResponderExcluir
  72. O que senti nas 3 primeiras semanas - muita sensibilidade na derme, e uma dor na região como se fosse um hematoma. Saía uma secreção amarelada que parece pus, mas nao é e o médico me tranquilizou que era normal. SAo liquidos que o corpo produz por causa da intervenção cirurgica.

    Ficar sentada muitas horas nas 3 primeiras semanas foi um pouco desgastante. Na primeira semana deve-se evitar e se conseguir na segunda semana tb. Dá pra sentar pra fazer as refeiçoes e tal, mas é melhor ficar deitada.

    Hoje, 1 mes e meio depois, o que sinto: se usar calça um dia inteiro sinto um desconforto no final do dia. Tenho evitado. Meu medico liberou voltar a fazer exercicio, eu to voltando aos poucos e nao sinto incomodo nenhum. Ele me liberou andar de bicicleta, mas eu ainda nao voltei, to meio sem coragem, acho que prefiro tentar quando nao tiver sentindo nada. Ainda sinto um pouco de sensibilidade na derme do local. Fiz depilaçao e senti um leve latejamento. Quando aperto o local, sinto uma leve dor.

    Eu tive a expectativa que depois de um mes e meio, eu estaria 100%, e embora me sinta bem melhor, não dá pra dizer que estou 100% bem. Mas tenho ido ao médico e ele me disse que é normal. Como sou super cuidadosa com saúde, hoje eu procurei uma ginecologista da área homeopata, porque queria algumas orientaçoes alternativas, tipo, algo que eu possa fazer em casa pra acelerar o processo, tipo um banho de assento, colocar gelo, alguma pomada fitoterápica, sei lá. Nao sei se existe essa possibilidade, mas já que tenho plano, quero tentar.

    Estou MORRENDO DE MEDO de ter uma relação. Como tou solteira, nao fico me sentindo pressionada por ninguem, mas poxa, quero ficar bem logooooooo. Brinco com minhas amigas de que vou comprar um vibrador, não só pela diversão, mas pra me testar, testar meu corpo e essa recuperação.

    Com certeza, seria dolorido se eu fizesse agora... e confesso que isso me entristece. Depois de tantas inflamações, internações etc, eu quero me sentir livreeee novamenteeeeee!!

    Mas é isso, tem que ter paciencia.
    Posso ir contando da minha recuperação a medida que o tempo passe. Ler algumas coisas aqui me ajudou muito.

    Lembrando que cada experiencia é uma experiencia, e tudo o que contei se refere à minha.

    Boa sorte pra todo mundo que tá com esse problema PENTELHO.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindonéia,
      Você teve a sorte de encontrar um bom médico, o que a maioria das mulheres não tem.
      Muitos médicos consultam as mulheres como se fossem "Chico Xavier" debruçam a cabeça sobre a mesa, começam a escrever e só dizem que tem que ser feita uma cirurgia.(Não falam o que está acontecendo, porque tem que ser feita a cirurgia, as consequências que se pode vir a ter)
      As mulheres que fazem a marsupialização, uma boa parcela acaba tendo que fazer a retirada.
      Não sei se por uma marsupialização mal feita ou qual motivo.
      A cirurgia é delicada porque a região não ajuda.
      Em relação a menina que disse ter assistido a cirurgia,foi devido anestesia que dá reação dependendo de cada caso e no dela deu uma reação inversa.(Minha mãe tem esse tipo de reação quando toma anestesia).
      Tem que ficar uma semana quieta, pois a primeira semana é decisiva para a recuperação da cirurgia.
      O seu medo de ter relação é normal, a maioria das mulheres não fazem a cirurgia com receio de nunca mais poder ter.(É a pergunta que as mulheres mais me fazem no meu email)
      O que acontece é que muitas mulheres já vão para a relação com a situação predefinida de que não conseguiram ter.
      Acaba que o psicológico influencia e elas ficam duras na relação e não conseguem.
      Já que o seu ginecologista te deu bastante esclarecimentos sobre a cirurgia, você deveria ter perguntado a ele sobre a relação sexual e o que ele costuma indicar para as mulheres que fizeram o procedimento a fazerem.
      Fica tranquila em relação a isso.
      Primeiro tenha a relação para depois ver o que aconteceu e o que fazer.
      Não sofra por antecipação.
      Que bom que o site e os comentários te ajudaram.
      Te Cuida!

      Excluir
  73. Sofro com o problema da Bartolinite há sete anos (tenho 22 atualmente). Apesar de inchada, minha glândula raramente ficava dolorida.

    Depois de uma consulta ao ginecologista resolveram drená-la. O procedimento não foi dolorido. Porém a cicatrização não foi completa. A glândula voltou a inchar e quando tinha relações as vezes ela drenava.

    Na última relação a glândula ficou dolorida, fui ao posto de saúde e me encaminharam para um hospital para realizar a drenagem. Chegando ao hospital resolveram fazer o procedimento de Marsupialização.
    O procedimento foi feito com anestesia local, e apesar de um desconforto foi um cirurgia tranquila. Demorou pouco mais de 30 minutos. Tomei um antibiótico venal ainda no hospital e logo fui liberada.
    Como a cirurgia não estava prevista, fui desacompanhada e sem absorvente, etc. Voltei pra casa de ônibus e sentindo pouca dor, nada demais.

    Talvez por não ter sentido dor no pós-operatório, acabei me excedendo. Na primeira semana sai de casa algumas vezes, no segundo dia fui ao shopping perto da minha casa e senti algumas fisgadas depois de ficar em pé por muito tempo.
    No 4 dia fiz uma caminhada maior, foi tranquilo e só senti as pontadas depois de horas na rua. Andei de moto no 5º dia e não senti dores, só uma sensibilidade no local mesmo.
    Ainda não tive relações sexuais, mas pelo ritmo da recuperação acho que na terceira semana já será possível.

    Não tive orientação a respeito do pós-operatório. Por isso não fui tão cuidadosa no processo de recuperação. Hoje completam sete dias da cirurgia, voltei a trabalhar e sinto que o lugar esta sensível mas não sinto dores.
    Se soubesse que a recuperação exigia tantos cuidados talvez não teria me submetido a isso agora, por mais que fosse necessária. Mas apesar dos excessos sinto que estou me recuperando muito bem, apesar de trabalhar sentada não sinto dores.

    Ficou enorme, mas mostra bem como a recuperação varia muito.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessica,
      Espere pelo menos um mês pata ter relações.
      As primeiras semanas são cruciais e decisivas para a recuperação ser mais rápida e sem dores.

      Excluir
  74. Boa tarde.Minha namorada acabou tendo essa "bartolinite".Ela n sente dor e nem incomodo mas fica inchado no local.Ela foi ao GO e a mesma fez a drenagem.Porém 03 dias depois voltou sem fazernos nada.A opção agora é a cirurgia e vamos fazer tudo particular(por ser mais rápido).Quero agradecer desde já ao blog pois foi o único que encontrei falando sobre a cirurgia.Esse procedimento faz no consultrio mesmo ou no hospital?

    ResponderExcluir
  75. Respostas
    1. A maioria dos médicos fazem no hospital, por ter recursos melhores, caso ocorra um imprevisto.
      A drenagem apenas alivia a dor, acaba que a cirurgia tem que ser feita.
      Tranquilize sua namorada, pois a cirurgia não tem nada demais.
      Te Cuida!Sorte para ela.
      Precisando e tendo alguma dúvida, fique a vontade e me pergunte.

      Excluir
  76. Gente, fiz a cirurgia de retirada da glândula ontem às 19h. Como fiz muito tarde, dormi no hospital e tive alta às 7h de hoje. Na hora que cheguei no quarto, estava com dor, que passou logo que tomei o analgésico. Não faz nem 24h que fiz e o incômodo que sinto não se compara com a dor da glândula inflamada. Está bem inchado o lado que fiz a cirurgia, mas estou colocando gelo e tomando biprofenid de 12h/12h e usando um spray com benzocaina no local de forma livre. Quem estiver receosa em fazer, faça. A minha médica me deu 30 dias de licença, achei muito tempo haja vista que nao estou tao dolorida quanto imaginei. Só sei que é muito melhor sentir esse incômodo do que a dor da glândula inflamada.

    ResponderExcluir
  77. No pós operatório, o que sente é um desconforto e não dores.
    A sua médica fez certo em te dar uma licença de um mês.
    O s primeiros dias são cruciais para que não se tenha problemas mais tarde.

    ResponderExcluir
  78. Eu fiz a cirurgia há quatro meses. Fiquei 40 dias de atestado. Tive uma infecção. Cheguei até ter necrose. Hoje ainda não me sinto 100%. Ainda fico dolorida no local. As relações sexuais ainda sao muito sofridas. Doi muito no início e, à medida que acontece, melhora um pouco o desconforto. Eu já tinha problema de lubrificação. Agora, então, com a retirada da glândula essa situação piorou. Fui ao médico e ele disse que tudo isso é normal. Como tenho hipotireodismo, o ginecologista credita à secura ao descontrole hormonal. No entanto, o meu endócrino discorda. Não sei o que fazer. Sou tão jovem. Ainda nem aproveitei o bastante da vida para ter essas coisas. Eu me sinto super frustrada e, ao mesmo tempo, receosa de usar a minha vida inteira o lubrificante íntimo. Gostaria de saber se alguém sabe de outra alternativa para isto.

    ResponderExcluir
  79. Eu fiz a cirurgia há quatro meses. Fiquei 40 dias de atestado. Tive uma infecção. Cheguei até ter necrose. Hoje ainda não me sinto 100%. Ainda fico dolorida no local. As relações sexuais ainda sao muito sofridas. Doi muito no início e, à medida que acontece, melhora um pouco o desconforto. Eu já tinha problema de lubrificação. Agora, então, com a retirada da glândula essa situação piorou. Fui ao médico e ele disse que tudo isso é normal. Como tenho hipotireodismo, o ginecologista credita à secura ao descontrole hormonal. No entanto, o meu endócrino discorda. Não sei o que fazer. Sou tão jovem. Ainda nem aproveitei o bastante da vida para ter essas coisas. Eu me sinto super frustrada e, ao mesmo tempo, receosa de usar a minha vida inteira o lubrificante íntimo. Gostaria de saber se alguém sabe de outra alternativa para isto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raphilda,
      A maioria das mulheres que fazem a cirurgia são jovens e tem vida sexual ativa.
      O seu caso é um caso diferente devido ao hipotireodismo.
      O ideal é que você converse com o seu médico e que ele arrume uma solução para o seu caso.
      Quando ele disser para você que é normal, diga que normal é ter lubrificação como qualquer outra mulher tem.
      O lubrificante é uma solução.
      Acho difícil, mas não impossível que se tenha outra forma.
      Fica tranquila.
      Te Cuida!

      Excluir
    2. Raphilda, você pode me dar mais detalhes sobre como foi o procedimento decorrente da necrose? Também tive, e tive também que me operar de novo. Estou no 3o dia de recuperação da necrose e no 9o dia da bartolinectomia.

      Excluir
  80. Alguém sabe por quanto tempo é normal ficar sangrando? Estou indo para o 4o dia e ainda sangro.

    ResponderExcluir
  81. Boa noite!
    Realmente não existe muito conteúdo sobre esse assunto por aí. Depois de pesquisar muito me deparei com este Blog e vi que não estou só.Tenho Bartolinite há uns 2 anos e meio, em consequência de uma Clamídia que adquiri do meu ex-marido. Fiz 1 punção e tomei remédios para tratar a Clamídia, mas o "caroço" continuou. Não gostei muito quando a ginecologista me disse pra que eu perdoasse o ex pq era normal trair, então não fui mais lá. Creio que como eu não tinha mais uma vida sexual ativa, apesar do caroço ainda estar lá, estava tudo bem.(continua)

    ResponderExcluir
  82. Continuando...Fui em outra ginecologista e ela não me animou muito a fazer a cirurgia. Disse que é muito incômoda e que não era garantida a cura, mas que se eu quisesse ela marcaria. Depois dessa eu disse que iria pensar...
    Eu sei que possuo uma bomba relógio prestes a explodir, e que só está me deixando em paz porque não mexo com ela. Mas como fiquei noiva e pretendo me casar em breve, vejo que vou ter que passar pela cirurgia mesmo, para não ter que passar pela dor e tormento que muitas descreveram aqui. A minha maior preocupação além da cirurgia, é a Raqui...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiane,
      Você fez muito bem de ter deixado de ir na ginecologista que te disse "pra que você perdoasse o ex porque era normal trair".
      Parece que está havendo uma deturpação da palavra amor.
      Amor é cuidar, querer bem, trabalhar bem, mas não é traição.
      Quem ama não trai.
      Admiro quem perdoa, mas eu não tenho essa capacidade.
      Em relação a cirurgia fique tranquila porque não tem nada de mais.
      A anestesia também não tem nada de mais.
      Te Cuida!Sorte!

      Excluir
    2. Cristiane

      Assim como a Millena, eu tb acho que uma hora vai ter que fazer a cirurgia. Depois de sete anos eu fiz no dia 27.07 estou no 5° dia e tb não sinto dor, mas desconforto no local. A minha estava grande, maior do que o médico imaginava. mAS FOI TRANQUILA e estou bem.
      É uma região sensível, e temos receio, claro, mas é melhor fazer logo e ficar livre de uma vez.
      Milena, eu tb agradeço esse seu espaço, li poucas coisas antes e pena só te achar hj... Estou fazendo repouso quase direitinho pq hj dirigi... nao doeu, mas sei lá, asbusei.
      Hj tb olhei melhor no espelho, vi os pontos, nao contei mas tem uns 4 ou mais... fiz aqui em São José dos Campos, pelo convênio, fui super bem atendida! Segunda - daqui mais 3 dias volto ao trabalho, espero que bem. Os banhos de assento comecei ontem e deram um bom alivio ao local. Está meio duro, ao redor, mas o hematoma dos primeiros dias já quase sumiu. Bjs e obrigada !

      Excluir
    3. Adriana,
      Não tem o que me agradecer.
      Eu que tenho que agradecer a vocês por darem seus depoimentos ajudando outras mulheres.

      Excluir
  83. Boa tarde, é a primeira vez que tenho acesso a esse blog e vou contar o que me aconteceu desde o começo. A primeira vez que minha glândula inflamou ela estourou sozinha, na segunda e terceira o médico drenou,e disse que poderia voltar outras vezes, outros medicos do SUS havia me falado que não era bom eu fazer a retirada dessa glândula porque eu estava muito nova pra fazer isso,pois ela é responsável pela lubrificação da minha vagina,mas não eram eles que sofriam com o problema né.E eu tenho quase certeza que se fosse com eles iriam dar um jeito de retirar, se o problema for lubrificação tem uma variedade de lubrificantes no mercado, o que eu tava querendo naquele momento era viver igual todos mais nada que isso.
    O meu problema com a glândula de bartholin começou em 2009 de lá pra cá já passei por isso 6 vezes, com a quantidade de vezes que tive esses problemas minha irmã resolveu me colocar no plano de saude dela pra eu poder realizar essa cirurgia, até que encontrei meu médico salvador da minha aflição que com certeza Deus colocou em minha vida, é claro que não foi na primeira consulta com ele que consegui resolver o problema, ainda tive que passar pelo sofrimento da inflamação da glândula mais algumas vezes, e nessas vezes ele me informou que para operar a glândula não poderia estar inflamada e que pra eu fazer a retirada deveria estar apenas o cisto sem pus.(Continua)

    ResponderExcluir
  84. Após a 9ª vez que inflamou a glândula fui ao meu médico e ele me receitou azitromicina pra eu tomar por 4 dias e ela retrocedeu e retornei ao consultório dele e ele me examinou e disse que estava bom pra fazer a cirurgia e fez o pedido de alguns exames pre-operatórios e marcou minha cirurgia para o dia 1/8/2013, fiquei com medo de mais uma vez não dar certo porque das outras vezes ela sumiu e eu teria que esperar mais 19 dias para a cirurgia e ela poderia sumir novamente e nesses 19 dias ela estava diminuindo cada vez mais, até que chegou dia 31 de julho e o médico mandou eu retornar ao consultório dele para me examinar e ver se ainda estava bom pra operar e disse que estava pequeno mas que dava pra operar, então me mandou ficar das 11h até as 18h sem comer nem beber nada, entrei na sala de cirurgia as 18h então me mandaram me deitar e foram colocando os equipamentos em mim, enquanto aplicavam o remédio pra eu dormir me mandaram virar de lado em cima de meu ombro e me aplicaram a anestesia e me mandaram virar, a partir daí não ví mais nada, eu acho que a anestesia foi raqui porque ouvi eles comentarem entre sí, quando acordei tinha acabado a cirurgia e me levaram para enfermaria, fiquei na enfermaria das 19h até 22h esperando até eu sentir minhas pernas,quando eu já conseguia movimentar minhas pernas me levaram para o quarto, quando eu sentia apenas meus pés formigarem eles trouxeram a janta que foi uma sopinha, me aplicaram alguns remédios para dor depois da cirurgia e durante a noite, o único problema que tive foi conseguir fazer xixi por causa da anestesia as enfermeiras me disseram, eu estava com a bexiga cheia e não conseguia fazer xixi até que a enfermeira me trouxe uma bacia e colocou agua morna para eu sentar nela e mandou eu ir jogando água na barriga pra eu conseguir fazer xixi, então eu fui liberada pra ir pra minha casa as 10h do dia 2/8, hoje estou com 9 dias que fiz a cirurgia de vez em quando sinto uma dorzinha mas dá de suportar, é bem melhor estar sentindo essa dorzinha agora do que passar o resto da vida tendo aquelas inflamações da glândula e tomando antibióticos e atrapalhando a vida social e conjugal da gente, eu agradeço a Deus por ter colocado em minha vida um marido que entende e nos ajuda nesses momentos tão difíceis, para aguentar isso ele tem que nos amar muito para estar conosco nessa jornada tão difícil, e meu marido está comigo nessa desde que comecei a ter o problema. Espero ter contribuído, e falo a todas vocês não desistam porque com Deus nada é impossível, eu não sou evangélica mas já fui e acredito muito que com Deus tudo podemos.

    ResponderExcluir
  85. Adélia,
    Obrigada por colaborar com seu depoimento no site.

    ResponderExcluir
  86. Bom dia!
    Eu que agradeço por me ouvirem, é meio difícil falar sobre esses assuntos com minhas amigas, pois algumas delas acham que eu que estava inventando doença, com o tempo perceberam que não era brincadeira e começaram a compreender mais ou menos o que eu passei, pois só compreende mesmo quem já passou e quem ainda passa por isso.
    Eu torço para que todas que fizeram a cirurgia tenham uma boa recuperação assim como estou tendo, e torço também para que todas que ainda não puderam fazer a cirurgia para que consigam fazer a Bartolinectomia assim como consegui, e não tenham medo porque Deus nos acompanha nos momentos mais felizes, nos mais tristes, nos mais importantes, em todos os momentos de nossa vida, pois ele é nosso pai, e os pais nos guardam e nos protegem de todo mal.
    Hoje eu retorno a faculdade, com a cirurgia tive que faltar quase duas semanas de aula, agora é correr atras do que perdí. Obrigada por me ouvirem e espero ter contribuído. Beijos.

    ResponderExcluir
  87. Millena,
    O motivo pelo qual eu mais desejava fazer a cirurgia além de tirar um incomodo em minha vida é o de ser mãe, agora poderei realizar o meu grande desejo, só tenho uma dúvida? será que se eu tiver parto normal vai ser possível inflamar o lado direito também? Sei que se perguntar para o médico ele dirá não, pois todos eles optam por parto normal. Se eu tiver um plano de saúde quando for minha vez irei decidir pela cezária com meu médico salvador é claro. Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adélia,
      A porcentagem disso acontecer é muito pequena, mas se você se sentir mais segura faça cesariana.
      A maioria dos médicos preferem e dão o opção para que as mulheres façam cesariana.
      Te Cuida!Boa Sorte!

      Excluir
  88. Olá! Esta com 4 meses que fiz uma marsupialização e o procedimento não deu certo, acabou que tive de realizar a retirada da glândula.Esta com 5 dias que realizei o procedimento e esta muito dolorido e ate agora não visualizei os pontos. Queria saber se é normal não pontear ou colar a cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende muito de do médico.
      Alguns preferem não dar pontos, pois a região é danada para dar infecção e outros correm o risco e dão os pontos.
      A marsupialização resolve o problema temporariamente e acaba que a retirada tem que ser feita.
      A recuperação é lenta.
      Te Cuida!Boa Sorte!

      Excluir
  89. Fiz essa cirurgia gente olha sofri muito os primeiros dez dias o que mais incomoda é o sangramento mas agora ja passou graças a Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os primeiros dias são cruciais.O sangramento é ruim mesmo, mas, passa.
      Boa recuperação pra ti!

      Excluir
  90. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sou médica, então não posso te dizer do porque dos exames e se o médico está desconfiando de outra coisa no seu caso.
      Pode ser que você não tenha bartholinite e por isso ele pediu os exames.
      Fiz a cirurgia e me foi pedido os exames que se pede em qualquer pré-operatório.
      Fica tranquila vai dar tudo certo na cirurgia e nos exames.
      Te Cuida!

      Excluir
  91. Nossa, este seu blog está de parabéns, pois tanto esclareceu muitas dúvidas minhas a respeito do problema quanto me acalmou mais, pois pensava que fosse algo mais grave. Em todos os quatro anos de sofrimento e dúvidas a respeito, só ontem que tive a certeza do que realmente era, pois os médicos que me atendiam me falavam um outro nome que nunca encontrei nem no dicionário de medicina. Fiz drenagem três vezes, e agora a menos de 15 dias voltou, mas não está doendo por enquanto. Como não tenho a quem pedir pra cuidar do meu repouso por ter um filho de 3 anos de idade e por entrado agora na empresa, tenho que ir empurrando com a barriga com acentos, compressas e medicamentos, até conseguir alguém pra cuidar de mim. Agora fico mais tranquila por saber que isso não é raro, pois pelos depoimentos são quase todos iguais. Queria saber o valor da cirurgia particular pois nem sei se meu plano cobre. Pode me enviar para janemonteiro2000@yahoo.com.br? Por favor.
    Muito grata mesmo.
    Que Deus te dê muita saúde.

    ResponderExcluir
  92. Muito bom esse blog, me tirou várias dúvidas e me esclarecu o quanto não é raro.
    Queria ver com você quanto está custando uma cirurgia particular pois acho que meu plano não cobre.
    Muito obrigada.
    Fica com DEus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jane,
      Geralmente, todo plano de saúde cobre a cirurgia e ela não é cara.

      Excluir
  93. Oi pessoal, fazem 15 anos que sofria com isso, mas consegui operar depois de fazer drenagem, marsupialização, hj fazem 3 dias que operei e estou bem, a respeito do preço da cirurgia depende do medico e do local, a minha ficou R$ 2.200,00. Tomei anetesia raqui, mas fiquei acordada, so me arrependo de nao ter pedido para o medico me mostrar a glandula depois que ele retirou, porque diz que sai ela inteira parecendo uma bolsinha, queria ter certeza que ela foi retirada, rsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra,
      Nem sempre ela sai inteira, tem alguns casos que os médicos não conseguem retirá-las por inteiro e acaba que depois de alguns meses tem que refazer a cirurgia.

      Excluir
  94. Meninas, fiz minha cirurgia dia 09/09. Ainda estou de repouso e esse repouso se mostrou muito necessário, pois apesar de não sentir 'dor', o incomodo ainda é grande, principalmente quando fico de pé. Semana que vem voltarei ao trabalho. O inchaco ja dimunuiu muito, mas ainda ha sensibilidade no toque e ainda sai um liquido amarelado do local. Com certeza, esse incomodo pos-cirurgico nem se compara à dor de quando a minha glandula estava infeccionada, por isso recomendo e faria tudo novamente. Meus sintomas foram muito parecidos com os descritos pela LINDONEIA, a qual eu pediria para continuar descrevendo como está sua recuperação, pois suas palavras me ajudaram muito e me acalmaram. Obrigada a todas e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como ela não voltou mais para dar depoimento, acho que está com a vida normalizada, afinal de contas, já fazem meses que fez a cirurgia.
      Te Cuida!Boa sorte na sua recuperação.

      Excluir
  95. Bom dia!! Estou no 15º dia da cirurgia de retirada da glândula de bartholin. O pós-operatório tem sido bem sofrido... o médico ginecologista deu pontos internos e um deles se soltou e fiquei com hemorragia durante pouco mais de 1 semana... A hemorragia agora cessou, mas começou a sair uma secreção amarelada, sem odor, do buraquinho que soltou o ponto e não sei se é normal? O médico disse que o ponto pode ter soltado devido o inchaço pos-cirúrgico e que não pode costurar este ponto novamente, pois ele é interno e pra isso, teria que abrir novamente o corte, então ele me deu um remédio intravaginal que ajuda na cicatrização e disse que o buraquinho vai fechar sozinho... essa secreção que sai de dentro dele parece que está drenando, sai o tempo todo. Será que é normal? Sinto dores sonente ao ficar em pé, como se estivesse latejando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana,
      Como aconteceu um imprevisto no seu caso que foi um ponto soltar é natural que o local fique dolorido e que você sinta um pouco de dor ao ficar em pé.
      Não posso te dizer que é normal a secreção, porque não é.
      Seria normal se o ponto não tivesse soltado, pois o seu médico deveria ter te orientado a colocar algo para desinchar o local para que não tivesse ocorrido o rompimento.
      Fique atenta a secreção e caso saía muito, volte ao seu médico para que ele possa orientá-la.

      Excluir
  96. Boa tarde, Millena.
    Também sofro com essa glândula.
    Ela apareceu faz uns 4 anos atrás, com o tempo foi ficando cada vez maior.
    Mas, nunca ( até então ) senti absolutamente nada.
    Nem dor, nem incômodo, nem ardência na relação sexual. Nadinha.
    Apenas não era bonito de se ver né...
    Sempre tive pavor de médico ( ainda mais ginecologista ).
    Mas, depois de muita insistência do meu esposo ( e ele mesmo marcando a consulta e fazendo uma drama danado ) eu fui.
    Passei com a médica ( plano de saúde ) com medo de ser algo pior.
    E ela disse que era a glândula.
    Não deu muita atenção.
    Disse que não precisava a cirurgia, já que eu não sentia dor, que somente era estético.
    E que em algumas mulheres rompem naturalmente.
    O que era mais indicado.
    Pois com a cirurgia as chances de virar um cisto e consequentemente um câncer benigno eram maiores.
    Disse que se eu quisesse eu poderia fazer a cirurgia que ela me dava a guia para o hospital público ( não entendi porque não dar para o particular. )
    Moro no interior de São Paulo ( Jundiaí )
    Mas, que ela poderia fazer a cirurgia na própria clínica.
    Particular. ( não cheguei perguntar o preço ).
    Bom, fui pra casa mais aliviada.
    Isso foi em dezembro de 2012 ( 3 anos após o aparecimento ).
    Quando foi no final de agosto desse ano, um dia qualquer e do nada estourou.
    (na casa da visita. Imagina a vergonha? já que manchei o sofá --' )
    Sumiu completamente.
    Fiquei feliz.
    Bom, 1 semana atrás voltou inchar rápidamente, mas, dessa vez veio acompanhada de dor.
    Cada dia aumentando mais.
    Sentar ficou difícil e até dormir virou martírio.
    Estava decidida marcar o médico. ( mas, estava/estou menstruada )
    Ontem do nada novamente ( eu sentada ) estourou novamente.
    Saindo muito pus. ( um cheiro horrível )
    E graças a Deus em casa dessa vez.
    Sumiu o inchaço, mas, sinto bem internamente uma bolinha bem pequenininha e bem dura( já pensei que pode ser a glândula. Já que antes não era dura )
    O alívio foi imediato e já não sinto mais dores...Nenhuma.
    Penso em tomar um anti-inflamatório e passar alguma pomada vaginal que já li por algum lugar na net.
    Mas, fico com medo de piorar.
    Mas, ao mesmo tempo estou com muito mais medo de fazer a cirurgia ( e como a médica disse ) virar algo pior.
    Óh dúvida cruel.
    Seu médico chegou falar sobre isso com você? essa possibilidade existe?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como você relatou o problema vai e volta.
      Você não sentiu dor, porque estava no começo e teve a sorte de ter estourado, mas, se o quadro avançar as dores são terríveis.
      Os médicos tem uma certa relutância em fazer a cirurgia, principalmente em mulheres mais novas.
      A glândula não é a bolinha, pois ela é como se fosse uma bolsinha.
      Tem que ver que tipo de cirurgia, a sua médica ia fazer em você a marsupialização e a bartolinectomia.
      A marsupialização, é o nome que se dá à técnica cirúrgica para operar a glândula, o cisto fica aberto, e não voltar mais, mas existem relatos de mulheres que fizeram o procedimento e que a bartolinite voltou.
      Não sei se por uma marsupialização mal feita ou qual motivo.
      Muitos casos voltam a acontecer depois da marsupialização porque os médicos não fazem uma abertura grande o suficiente pra o liquido lubrificante que a glândula produz passar.
      A bartolinectomia é a retira da glândula, a possibilidade de voltar também é nula.
      Meu médico não falou sobre isso, porque a possibilidade de isso acontecer comigo é nula, pois fiz a bartolinectomia.
      Eu no seu lugar procuraria uma outra opinião médica para ver um outro diagnóstico.
      Se você quiser me mande um email que te envio o contato do meu médico pra ti.
      Ele é de São José dos Campos e você mora em Jundiaí é perto.
      Agora tanto o plano de saúde,o sistema público e particular fazem a cirurgia.
      De nada.

      Excluir
    2. Esqueci de te dizer o meu médico é ginecologista, mastologista e oncologista.

      Excluir
    3. Obrigada, Millena.
      Vou procurar uma segunda opinião.
      Beijos.

      Excluir
  97. olá eu tenho o problema ja drenei uma vez e agora preciso fazer a marsupialização tenho plano de saude mas n cobre a cirugia tenho exames td pronto mas n consigo fazer a cirugia e ta me encomodadndo de mais alguém pode me ajudar se sabe algum hosp pelo sus q cobre essa cirugia aqui em salvador?

    ResponderExcluir
  98. me ajudem vcs sabem um hopital aqui em salvador que faca essa cirugia pelo sus??? eu tenho essa glandula e n aguento mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leilane,
      Eu tenho um contato de uma médica de Salvador.
      Entre em contato comigo através do meu email:blogdamillena@gmail.com
      Ela deve operar pelo SUS.
      Um pouco estranho por ser uma cirurgia simples, a maioria dos planos de saúde cobrem o procedimento.

      Excluir
  99. Oi meu nome é lianne e hoje faz 7dias q fiz minha cirurgia para a retirada das glândulas fiz os dois lados minha recuperação esta sendo tranquila mais como muitas já falaram aqui Tb estou tendo uma secreção amarelada,as vezes uma dorzinha e Tb tem sangrado um pouco..será q o sangramento é normal??sei q voltarei na minha médica no dia 25..obrigado por todas as duvidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liliane,
      O sangramento é totalmente normal no pós-operatório.
      Pode ficar tranquila.

      Excluir
  100. Olá, menina achei teu blog essa noite era 02:34 e eu nao dormia de tanta dor, sofro com esse problema a 10 anos e ate hj, nenhum se prontificou em operar. Mas eu nao perco as esperanças, só quem sente a dor é que sabe. Sempre tive muito medo da cirurgia, mas seu blog acabou com varias duvidas. A unica duvida que ainda me resta, é se tem um momento certo p operar ou tanto faz?
    No momento a minha esta inchando, sera que tem alguma chance de eu ser operada? Nao vejo a hora desse sofrimento acabar.

    ResponderExcluir
  101. Priscilla,
    Não pode estar muito no início, pois o local tem que estar em condições ideias para fazer a cirurgia.
    Como você está a 10 anos sofrendo com o problema, a cirurgia poderá ser feita sem problema algum.
    Te Cuida!Boa cirurgia.

    ResponderExcluir
  102. Ola! Me chamo Edna. Eu fiz a cirurgia antes de ontem, foi tudo tranquilo, so estou sentindo um pouco de dor, um incomodo e ainda esta saindo um pouco de secrecao, mas e normal. Estou em repouso total para que a recuperacao seja rapida. O que me alivia e saber que, com a graca de Deus, nunca mais sentirei aquelas terriveis dores novamente. Nossa! Foi muito sofrimento ate fazer e cirurgia. Agora e so se recuperar e retomar minha vida sem sofrimento. Boa sorte a quem vai fazer a cirurgia! Vai dar tudo certo! Saude a todas nos! Um abraco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edna,
      Obrigada por dar seu depoimento aqui no site e assim ajudar outras mulheres!
      Te Cuida!Boa recuperação pra ti!

      Excluir
  103. Olá Millena, entao menina, fui a emergência ontem e infelizmente ainda estamos naquele nivel, Muita dor, varios medicamentos, compressa eeeee repouso p aguardar o momento de drenar. Fui a 2 hospitais ontem e nenhum dos medicos, alimentaram a esperança de operar agora. Sabe de alguem que tenha operado na emergencia? Ou vou ter que esperar drenar p depois procurar operar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscilla,
      Não tenho conhecimento de nenhuma mulher que tenha operado na emergência, pois já é bem difícil de achar um médico que faça a cirurgia nas condições normais e com dor pior ainda.
      A drenagem vai aliviar a sua dor temporariamente.
      O certo seria você procurar algum ginecologista que esteja disposto a fazer a cirurgia de retirada, assim que a drenagem aliviar a sua dor.

      Excluir
  104. Millenaaaaaaaaaaaa, (feliz)
    Drenou!!! Em casa, uffa vou conseguir dormir essa noite. E ja liguei p minha medica, semana que vem tem consulta e se Deus quiser... cirurgia :)
    bjs e brigada pela atencao bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscilla,
      Que bom, mas não deixa voltar e você ter que passar por tudo de novo.
      Te Cuida!Boa recuperação!

      Excluir
  105. Olá, Millena!
    Tudo bem?
    Então, lá vamos nós de novo....em 2.004 comecei a sentir o inchaço, alias, ela veio com tudo!
    A primeira coisa que pensei, foi "vou matar o fulano!", mas, não dava para responsabiliza-lo totalmente, né? Na epoca, estava sem convenio, acabei indo num posto de saude, e o medico fez a drenagem, me lembro que ele disse: Vai doer, porem, será uma dor libertadora!
    Ele estava certo, gente o que foi aquilo?! Mas, quando acabou, ufa! eu era outra pessoa!
    Passaram alguns meses, e lá estava novamente a cidadã bipolar.
    Já estava com convenio, e fui na (antiga) ginecologista, ela me falou da operação, mas, tb comentou que era praticamente um parto, que ficaria no minimo 40 dias de repouso!
    Imagina, a minha alegria?!
    Estava trabalhando 15 / 17 horas por dia, sem chance!
    Ela me passava antibióticos, e pedia para aguardar. (o que??? não sei, talvez uma abdução extraterrestre da minha glândula).
    Ai, novamente a bipolar veio!
    Fui, em um outra médica, ela me disse, que já era um cisto, e definitivamente deveria ser feito a operação, porem, ela me indicou fazer a laser, até pq ela só atende particular (cacilda beker, além de pagar uma nota em convenio, mas, enfim....resolvendo, saio no lucro).
    E agora, cá estou eu, e a bipolar, deitadas na cama, com as pernas abertas, e pensando, no que fazer?
    A pergunta, é: fazer a operação a laser, realmente é mais eficaz? Alguém já fez?
    Estou usando compressa com gelo, antibióticos e anti-inflamatório.
    E, alguém tem algum médico aqui em São Paulo, que faça a operação, que pudesse me indicar?
    Obrigadaaaa, eu e a bipolar (mentira, ela não agradece, alias, acho que ela não quer sair deste corpo!)
    Ah, outra coisa, nessa situação de vai e vem, qdo temos alguma relação sexual, ela volta com força total, né? Gente, o que é isso? não basta, me deixar desta forma (dores, inchaço, e ânsia), tem que acabar, me tornando um ser totalmente assexuado!!
    Obrigada, e desculpa o desabafo.
    Vou até o hospital agora, quem sabe encontro uma seringa caridosa, que faça a drenagem, tenho uma reunião amanha, e muitos trabalhos esta semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meire,
      O novo método da cirurgia a laser,além de ser caro e poucos médicos realizarem o procedimento, ele pode voltar,porque não se abre a região.
      O método é pouco divulgado e só é realizado em Portugal.
      A marsupialização que se for mal feita não resolve o problema.
      A drenagem resolve o problema temporariamente, pois só alivia a dor e depois volta.
      O único método eficaz é a retirada.
      Me envia um email para blogdamillena@gmail que te passo o telefone do meu médico.
      Te Cuida!

      Excluir
    2. Oi, Millena.
      Acabei de chegar do hospital, foi feito drenagem, com bisturi.
      As médicas disseram, que esta na hora certa de operar, bom, você ja imagina o que eu disse: Vamos agora...rsrs
      É obvio, que não é bagunçadinho assim, então, me passaram para o chefe da equipe delas, vamos ver, se agora resolve.
      Elas, explicaram que a melhor coisa pra mim, hoje é fazer a retirada, tendo em vista, a quantidade de vezes, e que o pós operatório, sim, é chato! mas, nada de absurdo, que é pra ficar quietinha de 5 a 10 dias.
      Fiquei mais aliviada, cheguei em casa e fui pro banho, obviamente estou tendo um pouco de sagramento, e o liquido.
      Mas, só o fato de sair aquela "bola", ufa!
      Te mandei um e-mail, a respeito do seu médico..fico no aguardo, e obrigada por "ter ouvido a minha bipolaridade...."

      Excluir
  106. Boa noite,

    Eu me operei na sexta dia 01/11, fiz a retirada pois ja era a quinta vez que ela aparecia.
    Enfim, o procedimento foi anestesia rack (a mesma utilizada para partos) o que particularmente na minha opínião é de uma sensação péssimaaaaaaaa, não doi nada, absolutamente nada para tomar a anestesia e nem o procedimento.
    O que me atormentou foi a agonia de nao sentir nada da cintura para baixo.
    Quando a anestesia esta passando o frio é bem grande e o formigamente causa uma coceira enorme nas pernas.
    Fiquei até o sabado 02/11 no hospital aguardando receber alta, sangrei bastante após a operação e na noite de sexta para sábado senti muita dor, mas muita mesmooooo, não quero desanimar ninguem, só estou contando o meu relato.
    após a alta no sabado a tarde, fui para casa.
    Sabado a noite iniciei os antibioticos de 6 em 6 horas.
    Agora é madrugada de domingo para segunda 03/11, estou sentada no computador e não sinto mais dores.
    Bom, o que eu procuro fazer é: não sentar do lado direito, que foi o operado.
    Durmo de barriga pra cima.
    Estou usando protetor diário, pois ainda tenho alguns basamentos, não sangramentos fortes, somente uns vazamentos estranhos, mas nada absurdo.
    Uma amiga minha médica me orientou na hora de fazer o numero 2, que dá uma certa insegurança, utilizar uma gaze, e meio que pressionar levemente com a mão aonde voce fez a cirurgia, para nao sentir aquela sensação de que os pontos vao abrir devido a pressão.
    Beber bastante água para as fezes ficarem pastosas e não necessitar fazer força.
    Deixo us soro fisiologico no banehiro e toda vez que urino, jogo um jatinho de soro para higienizar e seco com uma toalha.
    Não pegar, peso, não fazr força, evitar ficar muitas horas em pé também é muito bom.
    Mas nunca se esqueça de NÃO levantar a cabeça durante 8 horas após a rack!!!

    Estou ótima para ser apenas 2 dias, estou bem inxada e roxa, mas não me arrependo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu relato no site e por dar mais dicas ajudando as mulheres a ter uma orientação do que fazer no pós operatório.
      Te Cuida!Boa recuperação pra ti!

      Excluir
  107. eu fiz a cirurgia de retirada de uma das glandulas bartholin .faz uma semana que fiz a cirurgia estava me sentindo bem e sem dor mas menstruei e estou com um começo de infeccçao e sentindo dor.estou tomando antibiotico.gostaria de saber se é normal da infeccçao e porque causou essa infecçao.agradeço e aguardo resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariangela,
      Eu também fiquei menstruada quando operei, a medicação fez a minha menstruação adiantar.
      Eu levei um mês porque tive uma reação alérgica aos medicamentos do pós operatório, mas em 15 dias já tinha retomado minha vida.
      Millena

      Excluir
  108. Millena,


    estou sofrendo com esse problema, a minha glândula está inchada do lado direito, graças a deus ainda não está inflamada...só inchada mesmo,tudo que falam q é bom estou fazendo, banho de assento, compressa, tomando anti-inflamatório enfim...finalmente achei um médico pra fazer a cirurgia mas como não tenho plano de saúde ficou muito caro mais de 6000 reais..to arrasada..rede pública difícil conseguir...desculpa meu desabafo...eu queria saber se vc tirou só uma glândula ou foi as duas? bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia,
      O que encarece a cirurgia é a despesa hospitalar.
      Tudo o que você está fazendo alivia a dor temporariamente, só a cirurgia resolve o problema.
      É difícil, achar um médico que faça a sua cirurgia é o que as mulheres que me escrevem mais reclamam.
      Eu operei de um lado só.
      Te Cuida!

      Excluir
    2. Millena,


      minha tia conseguiu me ajudar arrumar um médico que faz na rede pública só que em outro estado, viajo domingo, pra fazer os exames e se der tudo certo tenho certeza que vai dar, faço a cirurgia e depois conto pra vcs como foi, estou morrendo de medo da anestesia...queria tirar as duas glândulas, só que o médico disse que não pode, tenho o problema só na glândula do lado direito, mas tenho medo de ter problema do lado esquerdo. Minha amiga está com as duas inchadas...sofrendo, mas enfim obrigada por me responder...bjs

      Excluir
    3. Marcia,
      Que bom que conseguiste um médico para te operar na rede pública.
      Te Cuida!Boa Sorte na cirurgia!

      Excluir
    4. Millena,


      Fiz a Cirurgia estava com muito medo, a anestesia doeu porque tenho um desvio na coluna e teve que aplicar duas vezes, o médico retirou essa bendita glândula, ele me mostrou, ele disse que não sabe como não estava sentindo dor, pois a mesma estava cheia de pus.

      no dia seguinte recebi alta, mas estava sentindo muito dor, latejou bastante, liguei para o médico e a tarde ele me atendeu, olhou e disse que estava inflamada ai tive que tomar mais uns medicamentos na veia, voltei pra casa, pra dormir e horrível uma posição só de barriga pra cima...senti muita dor nas costas, hoje faz 10 dias que fiz a cirurgia estou bem e não está inchado, estou tomando uns sumos aqui de várias plantas, acho que está ajudando bastante, fora os medicamentos, a região está bem roxa, mas o médico disse que vai melhorar...estou doida pra voltar minha rotina de academia, trabalho etc.. mas a academia vou esperar um mês...é isso espero que não tenha mais problema, vou cuidar pra não acontecer com a glândula esquerda...bjs

      Excluir
    5. Marcia,
      A posição de dormir de barriga para cima é a que menos se sente dor.
      Se dormir de lado e fechar a perna, dó muito mais.
      Te Cuida!Boa recuperação pra ti!

      Excluir
  109. Olá, que bom que achei esse blog... Fiz uma cirurgia há 15 dias para a retirada de alguns moinas, ganhei um corte de cesaria na minha barriga mas estou super bem, há uns 5 dias atrás eu comecei a sentir um certo endurecimento em um dos lados da minha vagina, sempre que me limpava do xixi sentia esse local endurecido, resolvi colocar um espelho ho e ver o que estava acontecendo por ali...está super inchado e ao analisar mais detalhadamente percebi um carocinho avermelhado em três locais diferentes... Meu Deus do céu, o que pode ser isso? Não estão doendo, apenas incomodam...mas minha periquita está enorme, os lábio estão super inchados... Tenho retorno médico hoje devido a cirurgia, estou morrendo de vergonha mas feri que tocar nos assunto com ele... Mostrei pro meu marido ontem a noite, ele me acalmou dizendo que hj teríamos nossas dúvidas esclarecidas pelo médico... Estou muito assustada e com receio de ter isso e ter que operar... Tem alguma relação com a minha cirurgia dos miomas? Será que não fiz a higiene como deveria? O que causou isso? Me ajudem!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giovana,
      Pode ficar tranquila, não tem relação com os miomas.
      Se você tiver que operar, a cirurgia é simples e rápida.
      Aproveita a consulta médica para perguntar as suas dúvidas ao médico.
      Eles não costumam falar muito sobre o assunto, mas se você tiver sorte, poderá achar um que fale mais.
      Te Cuida!Boa sorte na consulta.
      Precisando, pode me escrever.

      Excluir
    2. Oi Milena, obrigada pela resposta!
      Então, o médico me explicou que não tem relação mesmo com a cirurgia e que isso que eu tenho não e Bartolin, pois as glândulas ficam na parte de baixo e os meus carocinhos estão na parte de cima da vagina, tem sentido? Ele me passou banhos de assento com água morna e antibiótico por sete dias, depois eu volto lá pra ele me ver... Confio nele, ele e um bom médico, fez minha cirurgia e foi muito atencioso comigo e com o meu marido, mas não soube me explicar por que estou tendo isso... Mas me disse que nós casos de Bartolin a situação é diferente e a inflamação ou infecção e grave e bastante dolorida na maioria das vezes... Estou mais tranquila e espero que isso suma logo e que tudo volte ao normal aqui embaixo...rsrs... Obrigada por me ouvir... Seu blog e a salvação no meio do deserto... Um beijo!!!!!

      Excluir
    3. Giovana,
      Que bom!
      Pelo menos agora você tem conhecimento do que é o bartholin, pois a maioria das mulheres nem sabe o que é.
      Te Cuida!

      Excluir
    4. pois é... depois disso que eu tive eu conversei com a minha irmã mais velha e ela me disse que sofreu quieta por mais de 3 anos com essas inflamações... faz uns 10 anos que ela não teve mais nenhuma, mas eu fiquei pensando, será que isso vai voltar em mim então? ...

      Excluir
    5. Giovana,
      Cada caso é um caso.
      Então procure não se preocupar com isso agora.
      Se voltar, faça um tratamento.
      Te Cuida!

      Excluir
  110. Gente eu operei também fiz a retirada pois ja havia feito a operação para tentar recuperar os dois lados so um ficou bom, então fiz a retirada da glandula 8 meses depois, tomei raqui e fiquei bem, so que ja se passou 45 dias, ainda estou sentindo dor sensivel como se fossem das terminações nervosas, ta sensivel demais, vou marcar um medico mas desde que operei to com essa parte sensivel, não estou podendo ter relações obviamente, mais quando vou ao banheiro me secar causa incomodo, não é uma dor descomunal, é so uma dor q incomoda, e se eu tentasse ter relações com certeza iria doer. Vou ao medico pois estou receosa, pois vi relatos de pessoas que sentem essa dor e ela não passa, gostaria de saber se alguem passou por isso também e o que foi feito pra melhorar.
    desde ja agradecida

    ResponderExcluir
  111. Cinthya,
    Algumas mulheres relatam este tipo de dor durante alguns meses.
    Mas, com o tempo a dor passa.
    Te Cuida!

    ResponderExcluir
  112. Oi, estou com a minha cirurgia marcada para dia 29/11/13, estava com bastante receio do pós - operatório, mas com seu depoimento fiquei mais tranquila, obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom poder ajudá-la.
      Te Cuida!Boa sorte na sua cirurgia!

      Excluir
  113. Olá, eu vou fazer essa cirurgia dia 29/11, estava bem apreensiva quanto ao pós-operatório, mas lendo teu depoimento fiquei mais tranquila... espero que minha recuperação ocorra tudo bem também... Depois venho contar como foi. Bjos!

    ResponderExcluir
  114. Bom tarde Millena!
    Meu nome é Lucy
    Bem ontem pela 4° vez em um ano voltei ao medico por causa desta glândula.
    Das três primeiras vezes fiz a drenagem, que como vc mesmo disse alivia mais não resolve.
    A medica que me atendeu ontem me orientou a procurar um ginecologista, para realizar a cirurgia, confesso que fiquei com medo e apreensiva!
    Neste momento estou de reposo tomando os remédios que me foram pré-escritos.
    Mas assim que me sentir melhor e sem dor irei começar minha luta para
    Conseguir um medico que possa ser um anjo em minha vida e possa-me ajudar.
    tudo o que eu quero e me livrar deste problema que causa uma dor terrível.
    Vou te enviar um E-mail par que me passe o valor que pagou, e se é possível.
    Conseguir pelo SUS, já que neste momento será complicado para,
    eu bancar uma despesa assim, Seu blog me ajudou é muito!
    Deus te abençoe é bom saber que existe anjos como vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucy,
      Você pode tentar fazer a cirurgia pelo SUS ou plano de saúde ou que faça particular, mas parcele.
      O valor médico não é caro, o que encarece é o valor hospitalar.
      A minha intenção é ajudar outras mulheres que sofrem com o mesmo problema que o meu.
      Te Cuida!

      Excluir
  115. Pessoal, estou bem agora, com mt dor local mas isso é normal...porém o POI foi um inferno, uma equipe inteira de péssimos profissionais (médico, anestesista tecnicas da sala de observação e o pessoal da limpeza do HDMU) os unicos bons profissionais q tive contato foram os dois circulantes da sala do bloco...o resto é só resto! E isso me envergonha! Meu medico nem conversou comigo, nao me explicou nada e foi embora antes mesmo de eu acordar, minha alta estava prevista p as 21 hrs sendo q nesse horario eu ainda nao sentia nada da cintura p baixo e nao havia eliminado liquido nenhum a nao ser suco gástrico a vontade...briguei p nao vim embora pq eu tava sentindo mt dor abdominal e como meu medico querido nao havia deixado nada prescrito p min fiquei sentindo uma dor abdominal insuportavel ate pelo menos meia noite ate q chamaram o plantao p me avaliar e me deixaram falar com meu noivo q ate entao estava sem noticias minha. Daí fui avaliada e diagnosticada com bexigoma, passaram sonda em min e a dor insuportavel sumiu no mesmo instante...so q isso poderia ter sido feito as 18:30 qd a dor teve inicio...ou seja, sofri muita dor sem nessecidade. Infelizmente mais uma vez a Unimed me envergonha! Não recomendo! #indignada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A grande maioria das mulheres reclamam que não encontram profissionais que dão o diagnóstico corretamente e depois que realizam o procedimento do descaso dos médicos com as dores dizendo que é normal e não podem fazer nada para evitá-la.
      Mas, cada caso é um caso.
      Existem péssimos profissionais em qualquer profissão e não seria diferente na medicina, enfermagem e área da saúde de uma maneira geral.
      Seja pelo SUS que as pessoas tanto criticam como nos planos de saúde e até particular, o tratamento por parte de alguns profissionais é de descaso.
      A impressão é de que eles só pensam no dinheiro e não no paciente.
      Falta mais humanidade a alguns profissionais.
      Te Cuida!Boa recuperação pra ti!

      Excluir
  116. Oi, Mi!

    Tudo bem?

    Então, fui ao médico...e....
    Só posso operar quando estiver inchado, pois no momento está totalmente normal, ele alegou (que eu achei bem coerente, diga-se de passagem), é que se ele me operar do jeito que está poderia me prejudicar, pois não teria como dimensionar o tamanho da glândula, e que no meu caso, a retirada deverá ser total, pois já tive várias vezes.

    Ele também me alertou que o pós, realmente é bem chato, porém, se fizer tudo certo, manter o repouso durante 15 dias, e não dirigir nos próximos 45 dias, melhor será pra mim.

    Ah, tb comentou a forma de deitar, e como me levantar.

    Bom, obviamente já queria realizar a operação, mas ele disse, que ele não opera desta forma, ele não corre riscos, e principalmente, por causa do paciente.

    Gostei, me passou tranquilidade.

    A unica coisa chata, é que ele opera somente de quinta-feira, ou seja, se eu tiver o inchaço em pleno sábado, deverei esperar até a quinta.

    Ele já deixou a guia do convenio, e dois exames, papa e ultrassom.

    Agora vamos aguardar...bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meire,
      As vezes encontramos certos anjos na nossa vida...
      Muitas vezes passamos por vários médicos e eles não operam e os que o fazem por algum motivo nós vamos só adiando, quando um dia surge um que está disposto a realmente nos ajudar e livrar das dores.
      Se o médico te passou segurança e seguridade é o mais indicado para você realizar a cirurgia.
      Você está ansiosa e como outras mulheres deve estar louca pra ficar livre.
      Se ele disse que é para você esperar, aguarde e faça a cirurgia no momento certo.
      Te Cuida!Sorte na cirurgia!

      Excluir
    2. Milena, meu nome é Evelyn e moro no litoral de SP.

      Hoje é meu sexto dia no pós operatório de um cisto de Bartholin bilateral. Ainda não consigo sentar e ando com muita dificuldade.

      Queria compartilhar minha experiência, pois além de muito dolorosa está muito intrigante.

      Meu Médico ao abrir o lado esquerdo viu que o cisto estava ggrande demais e enraizado nos músculos que temos em torno da vagina. Foi necessário raspar a musculatura ( oque me causou grandes dores). Não suficiente...dentro do cisto tinha um líquido marrom, que o médico mandou para análise.

      Já o lado direito foi retirado sem surpresas, e nem sinto doer.

      Gostaria de saber se vc já ouviu alguém relatar uma complicação nessa cirurgia como a minha?



      Tive sangramento muito forte e estou tomando tilex p amenizar a dor.

      Me add no Whats, 13 99161 5550.
      Beijos
      Evelyn

      Excluir
  117. Evelyn,
    A verdade é que os médicos realizam a cirurgia, mas quando abre a região nunca sabem o que vão encontrar ou como está o cisto.
    Muitas vezes se surpreendem com o que veem.
    O seu caso parece ser um pouco raro.
    Deve fazer um bom tempo que você tem o cisto, pois estava grande e enraizado, por este motivo as suas dores, mas pelo menos o seu médico te deu um remédio que alivia a sua dor, porque uma boa parte receita medicamentos mais leves.
    A sua dificuldade em sentar e andar é bem o que acontece com qualquer paciente.
    Muitas mulheres me relatam por email dores, os pontos se soltaram, ficou um buraco,os pontos estão demorando a cair...
    Fica tranquila, espere o resultado dos exames e aos poucos as suas dores irão diminuir.
    Te Cuida!Boa recuperação pra ti!

    ResponderExcluir
  118. Bom dia Millena...
    Também fiz esta operação, hoje é o quarto dia pós-operatório, não estou sentindo dores somente um incomodo ao sentar.
    A minha cirurgia foi realizada no próprio ambulatório do hospital. Tomei anestesia local. O cisto era, na minha opinião, grande, um pouco maior que um caroço de pêssego, não era tão mole como imaginava, sua aparência era sólida, pois o médico havia me dito que era um cisto liquido.
    Bom durante a cirurgia também não senti dores fortes, porém devido a anestesia minha pressão caiu e comecei a passar mal, contudo logo melhorei, pois me puseram no soro.
    O meu problema é o sangramento que anda não sessou, não é um sangramento tão intenso, parece uma menstruação com pouco fluxo (sei que não é menstruação pq menstruei até 2 antes da cirurgia. O meu médico me disse que o normal era sangrar um pouquinho só, uma sujeirinha no absorvente. Hoje tenho retorno e confesso que estou muito preocupada com medo dele querer cauterizar o local.
    aria de saber se o sangramento é normal e até quantos dias após a cirurgia .
    Bjs
    Obrigada
    Valéria

    ResponderExcluir
  119. O sangramento é normal.
    Em algumas mulheres pode sangrar por uns 7 dias.
    Fica tranquila, eu acho que não tem porque ele querer cauterizar, ainda mais nessa região.
    Deve estar um pouco inchado.
    Tome um pouco de banho de assento que ajuda no sangramento.
    Talvez por ter menstruado uns dois antes da menstruação, ela pode ter voltado, pois foi muito em cima e por ter tomado medicamento pelo pós operatório ela voltou.
    Tenta ver se o sangramento está saindo de dentro de você ou de fora.
    A glândula parece uma bolsinha, mas fica grande se estiver muito inflamada e se fizer muito tempo.
    Te Cuida!Espero ter te ajudado!

    ResponderExcluir
  120. Olá, meu nome é Cléo
    Também fiz essa cirurgia, e estou a 3 dias de recuperação, a minha esta sendo bem tranquila, sangrou uma vez só e bem pouco quando levantei a primeira vez no hospital. Senti muito frio após a cirurgia, as enfermeiras me disseram que foi por conta da anestesia, e realmente era, após a anestesia passar eu voltei ao normal. Dores, senti muito pouco, operei as 10 horas da manhã e as 17:30 recebi alta, sai andando do hospital, quase normal, hoje sinto um desconforto, e acredito que não consigo sentar normal ainda, apesar de não ter tentado rsrsrs
    A minha glândula havia aumentado de tamanho apenas 2 vezes, e o médico disse que esse era o momento certo para fazer a cirurgia, antes que ela começasse a infeccionar, talvez por isso minha recuperação esta sendo tranquila. Minha sugestão é que não esperem muito para fazer a cirurgia, quanto antes melhor a recuperação, e levando em consideração que a glândula nunca mais vai voltar ao normal, não há motivos para continuar com ela.
    Adorei esse Blog... beijos Millena, vou seguir algumas recomendações suas para me recuperar mais rápido ainda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cléo,
      Quanto mais cedo fizer a cirurgia melhor, mas, o problema que as mulheres se queixam é encontrar um médico que esteja disposto a fazê-la.
      Te Cuida!Boa recuperação pra ti!

      Excluir
  121. Oi Millena
    Meu nome é Joana, fiz essa cirurgia a 10 dias, e ainda sangra, bem pouco. Vi que vc sugeriu banho de assento, que ajuda a controlar o sangramento. Com o que q é feito o banho de assento? Obrigada

    ResponderExcluir
  122. O banho de assento é um tratamento caseiro que se pode fazer numa banheira ou numa bacia grande ou no bidê.
    Eu fiz no bidê ajustava na água fria,pegava a ducha pequena e lavava o local.
    Ele é bastante benéfico para este tipo de cirurgia e ajuda com o sangramento.
    Se for fazer na bacia, basta enchê-la com água fria, até cobrir a área afetada.
    Fique uns 5 ou 10 minutos.
    Faça dia sim e dia não.
    Apesar que no seu caso, como está sangrando muito pouco dá um maior espaço de dias.
    Te Cuida!Espero ter te ajudado!

    ResponderExcluir

Dê sua opinião mais com coerência, bom senso e argumentação.
Grata!