• Titulo 1 Receitas deliciosas para você arrasar na cozinha!
  • Titulo 2Dicas e posts de ajuda para blogueiros/as
  • Titulo 3Papo sobre relacionamentos, amor, separação...
  • Titulo 3Tecnologia, partilha de dicas e muito mais!
  • Titulo 3Depoimentos e histórias
1 2 3 4 4
Image Slideshow by WOWSlider.com v4.8

Voto Nulo e Voto em Branco:Protesto, Falta de Opção ou Omissão?

Tenho recebido alguns emails de uma corrente virtual que tem feito uma campanha para os eleitores votarem em branco ou nulo.
Todo mundo está cansado de saber que quando o assunto é a política brasileira, a maioria das pessoas agem com pessimismo.
Mas, o voto nulo e voto em branco é uma forma de protesto, falta de opção ou omissão?
Muitas pessoas usam o voto em branco e o voto nulo, por acharem que não há candidatos bons para serem votados, outros como uma maneira de protestar contra os políticos corruptos que vivem sendo eleitos pelo povo e só usam de artifícios para usufruir do dinheiro público e alguns por não quererem se sentir responsabilizados pela má atuação dos políticos brasileiros.
Muitas pessoas defendem a ideia que se mais da metade da população brasileira votar nulo ou em branco não haverá políticos, mas a legislação é bastante clara, caso haja uma quantidade excessiva desse tipo de voto, o eleito será aquele que foi votado, mesmo que seja uma votação inexpressiva.
Cada eleitor tem o direito de votar da maneira que quer, pois vivemos em um país democrático.
A vida é feita de escolhas, sejam elas certas ou erradas.
O voto em branco e o voto nulo são apenas uma das opções de voto.
Sempre digo que um trabalhador que sai cedo de casa e volta tarde da noite não sabe o que acontece na política, mas se for perguntado sobre o placar do time do coração, do reality show ou das novelas sabe falar sobre o assunto com desenvoltura.
Se a maioria dos eleitores não tem interesse sobre a política, como votarão?
O essencial é que os eleitores aprendam a votar e se conscientizem da importância do voto para o país nos próximos anos.
Responsabilidade, Inteligência, Bom Senso e Consciência para fazermos melhores escolhas nas urnas.

Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

17 comentários:

  1. acho que se você não encontrou nenhum cara honesto para votar , a melhor opção é votar em branco ...
    Tem muita gente que vota em tal politico por causa de dinheiro , mas tem que pensar oque vai ser melhor para sua cidade ...


    Muito bom o se blog!

    passa la? opinioespromundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. O eleitor precisa analisar, pesquisar, conhecer os candidatos, e tentar escolher o "melhorzinho" hehehe... Votar em branco é se "anular"

    ResponderExcluir
  3. Já conversei com bastante gente a respeito do voto, e todos, sem exceção, me disseram que se o voto não fosse obrigado, o país seria uma democracia digna de ter políticos que valeriam a pena votar.

    http://duo-postal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oii, vim ver como estão as coisas porque não é preciso estar jogando né?

    Acho isso uma coisa para pessoas fracas e sem opinião. Eu sempre passo pela tortura de assistir ao menos dias ou semanas de horário eleitoral, pesquiso na internet o que eles mesmos falam de si e depois o passado (o que eles não podem apagar), e assim vou escolhendo. Até o último dia estou alerta e escolhendo.

    Nenhum dos que votei ganhou mas tenho a consciência limpa que a porcaria que tá não tem meu dedo.

    Votar nulo é fácil demais, é preguiça. Isso não é protesto, é ser gado, ovelhas.

    ResponderExcluir
  5. Vale dizer que não há uma distinção na subtância entre essas duas definições (Branco ou Nulo), de acordo com nosso código eleitoral, estas espécies de votos são sim computadas, mas apenas para fins estatísticos, e por isso alguns os têm como forma de protesto. Mas o fato é que não tem como se isentar da responsabilidade da sujeira que está o país. Aquele que vota nulo ou em branco joga o voto fora da mesma forma que aquele que vende seu voto.
    O ideal é pesquisar os antecedentes daquele candidato, analisar suas propostas, e, caso seja eleito, cobrá-lo para que cumpra seus compromissos.
    Ainda há aqueles que acham que basta ir às urnas e votar em um deputado aparentemente honesto, mas que perdeu a eleição para um menos honesto, e assim achar que não tem responsabilidade com a corrupção que ocorre, pois "não votei nele". É dever do cidadão cobrar TODOS os políticos de seus deveres, independente se votou nele ou não. Se você abre mão deste direito/dever de cobrá-los, seu dedo está tão sujo quanto aquele político corrupto, pois você assiste a sujeira sentado no sofá.

    Primeira visita ao blog, e Seguindo ;D
    Retribuindo a visita ao meu tbm, e excelente post!

    Satierff.blogspot.com
    grande beijo ;*

    ResponderExcluir
  6. O voto é obrigatório, mas o eleitor sempre usou de mecanismos para expressar a sua vontade como, simplesmente, deixar de comparecer no dia da eleição e se submeter às sanções previstas na lei. Ou optando pela abstenção ou o voto nulo, que podem ser traduzidas como formas de protesto contra a falta de opções entre o leque de candidatos, a descrença com a política e os políticos.
    Mas existe outra opção, que não é divulgada sob hipótese alguma: para ter a situação regularizada ao final de cada eleição basta que o eleitor pague uma multa de R$ 3,50 no cartório eleitoral. Isso serve de estímulo para quem não pretendia mesmo votar, por vários motivos.
    A principal: é mais cômodo pagar a multa, que é mais barata que uma passagem de ônibus, do que votar.

    ResponderExcluir
  7. O voto é obrigatório, mas o eleitor sempre usou de mecanismos para expressar a sua vontade como, simplesmente, deixar de comparecer no dia da eleição e se submeter às sanções previstas na lei. Ou optando pela abstenção ou o voto nulo, que podem ser traduzidas como formas de protesto contra a falta de opções entre o leque de candidatos, a descrença com a política e os políticos.
    Mas existe outra opção, que não é divulgada sob hipótese alguma: para ter a situação regularizada ao final de cada eleição basta que o eleitor pague uma multa de R$ 3,50 no cartório eleitoral. Isso serve de estímulo para quem não pretendia mesmo votar, por vários motivos.
    A principal: é mais cômodo pagar a multa, que é mais barata que uma passagem de ônibus, do que votar.

    ResponderExcluir
  8. O problema é que muita gente n sabe o que acontece o que acontece se o voto nulo ganhar as eleições... se a porcentagem de votos nulos for maior do que 50% terá que ser realiza uma outra eleição. não vejo melhor forma de protesto que essa!
    não acho que quem vota nulo perde seu voto mas pelo contrario assegura que não vai votar em alguém que ira roubar ou fazer vergonha, se não há candidatos dignos de votos não vou gastar meu voto com alguém que não irá honra-lo!

    ResponderExcluir
  9. Sou partidário do voto nulo/branco acredito que no nosso pais não existe democracia aqui o sistema é oligárquico e votar não muda nada quem manda na politica são poucos uma pequena elite a maioria dos deputas votam no que os mais poderosos do partido lhe mandam é estupidez pesquisar o melhor politico e como escolher entre duas maçã podres a qual que esta fedendo menos mas você nunca ira saber qual esta mais contaminada.

    ResponderExcluir
  10. Millena,
    O que eu mais gosto no seu site é que você escreve textos que valem a pena serem lidos, enquanto muitos outros só falam de futilidades.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Millena,
    O que eu mais gosto no seu site é que você aborda assuntos sérios, ao contrário de outros blogs que só abordam futilidades.
    Admiro o respeito que tens as opiniões contrárias a sua e por publicá-las.
    Parabéns e continue assim com o site!

    ResponderExcluir
  12. Realmente o voto n deveria ser obrigatório, assim somente quem acompanha a politica iria votar com consciência....
    Em suma, todos iriam ganhar e o país seria bem melhor.

    ResponderExcluir
  13. Concordo q o voto n deveria ser obrigatório, pois assim só quem tem interesse e conhecimento do assunto iria votar.
    Em suma, todos ganhariam e o Brasil estaria bem mais desenvolvido e menos corrupto por causa de politicos sem preparo algum.

    ResponderExcluir
  14. Achei D+ esse post, quero parabeniza-las, esse assunto é bom para ser discutido

    Acho uma idiotice, votar branco ou nulo, desculpa se estiver ofendendo alguem!
    Se vc vota em branco, automaticamente, vc esta votando no cara que tem mais votos. Isso é qustão de logica!
    A unica forma de voce combater uma pessoa na politica, é votando em quem voce acredita, ser melhor.
    Aquele que se aproxima mais de você.

    Por exemplo, se vc é da baixada santista, vote em um candidato que tenha ligação com a baixada santista. Para Senador, Deputado...

    Não votem em branco ou nulo, isso é burrice.
    Para esse protesto funcionar de verdade, todo mundo, digo 100% da população brasileira, deveria votar em branco. Dai sim funcionaria o protesto. Mas sabemos que isso é impossivel de acontecer.

    È verdade, as pessoas sabem o proximo capitulo da novela, o resultado do BBB, o resultado e classificação de futebol, mas não tem a menor noção de politica.

    Mas ainda acredito no Brasil, somos um pais jovem. Ainda tem jeito!

    ResponderExcluir
  15. O maior castigo para aqueles que não gostam de política é de serem governados por aqueles que gostam. Nem sempre esse gostar é o resultado de tudo isso que vemos aí! Eu é que não desperdiço meu direito/dever de voto, pois é o único momento em que sou igualzinho ao Eike Batista ou qualquer outro poderoso, e ele é igual a mim, pelo simples sistema "um homem, um voto!"

    ResponderExcluir
  16. O maior castigo para aqueles que não gostam de política é de serem governados por aqueles que gostam. Nem sempre esse gostar é o resultado de tudo isso que vemos aí! Eu é que não desperdiço meu direito/dever de voto, pois é o único momento em que sou igualzinho ao Eike Batista ou qualquer outro poderoso, e ele é igual a mim, pelo simples sistema "um homem, um voto!"

    ResponderExcluir



Receitas da Millena

Atualidades

Relacionamentos

Internet