• Titulo 1 Receitas deliciosas para você arrasar na cozinha!
  • Titulo 2Dicas e posts de ajuda para blogueiros/as
  • Titulo 3Papo sobre relacionamentos, amor, separação...
  • Titulo 3Tecnologia, partilha de dicas e muito mais!
  • Titulo 3Depoimentos e histórias
1 2 3 4 4
Image Slideshow by WOWSlider.com v4.8

O Enem é apenas pra quem quer universidade ou faculdade pública?


Leitora:oi Millena!!Amo seus conselhos e resolvi escrever dessa vez pedindo ajuda.Estou no segundo ano e ano que vem faço vestibular e até hoje não entendo como funciona. Vou fazer Enem e gostaria de saber se escolho minha profissão antes ou depois do resultado da prova. Enem é apenas pra quem quer pública? Ouço muito isso.Espero resposta e amo seu blog :*


O Enem foi criado para avaliar os conhecimentos dos estudantes que concluíram o ensino médio, a prova agora também substitui vestibulares no acesso a instituições federais de ensino superior.
No entanto, essa não é sua única função.
Também são exigidas para o candidato que pretende uma bolsa de estudos pelo ProUni ou financiamento estudantil pelo Fies.
O Ciência sem Fronteiras é outro programa federal que pede boas notas no exame nacional como critério de seleção.
As notas do Enem são usadas para selecionar alunos para as vagas em universidades federais e outras instituições de ensino. 
As universidades podem usar o Enem como único método de seleção, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou fazer uma combinação entre as notas do Enem e seu vestibular próprio. 
O Sisu já recebeu a adesão da maioria das universidades e institutos federais.
Para disputar uma bolsa de estudos do ProUni, que varia de 50% a 100% do curso de uma instituição de ensino superior privada, o candidato precisa ter obtido uma nota mínima no Enem e não pode ter zerado a redação.
Estudantes que concluíram o ensino médio a partir de 2010 e querem solicitar o Fies devem ter feito Enem, caso contrário, não poderão solicitar o benefício. 
Pelo Fies é possível financiar os cursos de graduação bem avaliados junto ao MEC.
Quem estiver interessado em uma vaga gratuita de cursos técnicos oferecidos em instituições públicas e privadas pelo Sisutec deverá ter feito as provas do Enem.
As notas no exame serão usadas para classificação dos concorrentes.
O Ciência sem Fronteiras programa do governo federal oferece bolsas de estudo para intercâmbios no exterior destinado a alunos de graduação e pós. 
Para participar da seleção de bolsas durante a graduação, é preciso ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2009 e conseguido a média mínima.
O ENEM é importantíssimo não só para tentar uma vaga nas faculdades e universidades federais, mas, também nos diversos programas que o governo dispõe como os cursos técnicos.
Além disso o ENEM é imprescindível para caso você não tenha condições financeiras de pagar uma faculdade ou universidade particular e necessite de uma bolsa de estudos.
Se não tiver feito o ENEM não tem como requerer o benefício.
Tem algumas universidades e faculdades particulares que somam as notas obtidas com o ENEM ao seu processo seletivo de vestibular ou substituem o processo pelo ENEM.
Te Cuida!Espero ter te ajudado!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Um comentário:

  1. Esqueci de te dizer:faça o Enem e leve a sério todas as provas, inclusive a redação.
    O Enem é a forma de você ter vantagens na hora da seleção para o vestibular, por isso mande bem mesmo. Depois que você tiver o resultado da sua nota, é hora de começar a escolher a universidade.
    Millena

    ResponderExcluir



Receitas da Millena

Atualidades

Relacionamentos

Internet