• Titulo 1 Receitas deliciosas para você arrasar na cozinha!
  • Titulo 2Dicas e posts de ajuda para blogueiros/as
  • Titulo 3Papo sobre relacionamentos, amor, separação...
  • Titulo 3Tecnologia, partilha de dicas e muito mais!
  • Titulo 3Depoimentos e histórias
1 2 3 4 4
Image Slideshow by WOWSlider.com v4.8

Será que estou fazendo o certo?


Leitora:Millena, li alguns conselhos e não achei nada parecido com a minha situação. Se puder responder, ficarei muito agradecida. Preciso muito de uma opinião, um conselho: Vamos por partes. Eu acabei de fazer 18 anos e em alguns dias ganho meu diploma de conclusão do ensino médio. Estudo em uma boa escola particular mas tudo por conta do meu avô. Estou fazendo provas pra passar pra uma boa faculdade pública pois acho as daqui do Rio as melhores que muitas particulares, além do mais, não quero depender financeiramente dos meus avós por muito tempo. Eu moro com eles e ano que vem queria muito morar sozinha, dividir o apartamento com uma amiga, pois meu quarto é pequeno, meus pais e avós vivem brigando e não tem mais condições de ficar aqui. Meus pais não trabalham, não ganham dinheiro e só investem. Já tentei conversar com eles mas nunca dá certo. Eles largaram a profissão, o trabalho, tudo. Desde que eu era pequena. O dinheiro (obviamente) foi sendo gasto e desde os meus 15 anos tudo meu é por conta dos meus avós, e meus pais moram num apartamento menor emprestado. Eu moro aqui mas meus avós dão a entender que tenho uma certa "dívida" com eles, embora eu saiba que eles e todo o resto da família tem uma condição financeira muito boa. Tenho que ficar recebendo visita, meu quarto é apertado e não gosto do lugar. Eu até tenho amigos e gosto da minha escola, mas vou concluir agora e preciso ganhar meu próprio dinheiro, e não tenho apoio financeiro de ninguém pra me ajudar nisso. Amo ler, desenhar e tenho facilidade com escrita e redação. Mas acho que essas habilidades não são ponto bônus pra arranjar um emprego de meio período. Eu gostaria de fazer faculdade de manhã e arranjar um emprego de meio período de tarde pra dividir as contas do apartamento com minha amiga ano que vem. Já estou procurando, deixei currículo em três lugares, vou sair hoje pra deixar no shopping. Será que estou fazendo o certo? E se eu não conseguir, será que eu mesma consigo um modo de ganhar um salário mensal? Beijos, e obrigada por ler o texto.
Vamos por partes.
Os seus avós de uma certa maneira te cobram, por você ser quem você é hoje, porque eles meio que foram desde os seus 15 anos seus pais, já que assumiram a função de custear as suas coisas, o que quem deveria fazê-los seria os seus pais biológicos. 
Os seus pais parece não ter juízo, pois largaram a profissão, o trabalho e tudo para viverem de investimento no qual o dinheiro vem só sendo gasto e um dia esse dinheiro irá acabar e o que eles irão fazer?
Eles terão que voltar a trabalhar ou se encostaram em você que é filha deles.
Não sei que tipo de investimento eles podem fazer?
Bancário tem que pagar imposto ao governo e ao banco de três em três meses e imobiliário está cada vez pior com a crise.
Eu vou te dizer para você estar preparada porque os seus avós vão te cobrar a conta do que foi gasto contigo um dia, já que seus pais não tem juízo, maturidade e responsabilidade.
Se eles tivessem teriam feito o maior investimento da vida deles que é você.
Eles teriam te dando uma excelente educação custeando os seus estudos para você ser alguém no futuro.
Eu acho também que os amigos deles são uns bobos de ter emprestado apartamento pra eles sabendo que eles largaram tudo pra viver de renda só gastando dinheiro e nada mais.
Eu não emprestaria apartamento.
Quando eles ficarem mais idosos como vão fazer?
Dependerão de saúde pública que é precária, porque não trabalham e não tem direito a INSS, só se eles tiverem fazendo previdência privada, o que acho ser bem difícil.
Provavelmente, você terá que bancá-los caso, eles fiquem doentes.
Infelizmente, as pessoas só pensam no agora e se esquecem do futuro.
Eu acho excelente, você querer ser independente, arrumar um trabalho, pensar em estudar num período e trabalhar no outro, isso demonstra uma certa maturidade.
Você esta demonstrando ser o oposto de seus pais e que foi muito bem criada por seus avós.
Agora tenho que ser sincera contigo, como você é marinheira de primeira viagem, esteja preparada para esse seu dividir apartamento com sua amiga.
Você terá as despesas do apartamento que são; água, luz, telefone, aluguel, condomínio,alimentação, condução para ir ao trabalho caso, consiga um e é um custo de vida que não é nada barato.
Não sei que faculdade você pretende cursar, mas, mesmo sendo pública, ainda tem os custos dos livros e caso, fique longe da onde você pretende morar, terá as despesas da condução para a faculdade.
Hoje em dia, arrumar um emprego, anda meio difícil, porque o nosso país está em crise e as lojas e firmas não estão contratando, mas, sim demitindo para não terem que fechar as portas.
Ainda, mais que você não tem experiência alguma.
Você ama ler, desenhar e tem facilidade com escrita e redação.(Verdade, você foi uma das poucas pessoas que me escreveu corretamente sem utilizar o miguxês e internetês)
Talvez, você possa tentar algo na área de desenho como profissão.
Como você não me disse o que desenha, então, não posso te dizer ao certo no que.
Eu acho que você está fazendo certo e torço para que consiga.
Mas, caso, não dê e as dificuldades sejam muito grandes, talvez, você terá que voltar para a casa dos seus avós e ver se eles te aceitaram por lá.
Eu te aconselho a ter cautela nas coisas, pois você não sabe qual será a reação dos seus avós quando souberem que você quer sair de casa e buscar a independência, talvez, eles se sintam usados e nada mais.
E achem que você teve uma ingratidão por tudo que eles fizeram por você.
Enquanto a seus pais não converse sobre a vida que eles levam, porque não adiantará nada e eles ainda  te xingaram por você se envolver, eles se acomodaram e não mudam a forma de pensar.
Sorte!
Te Cuida!Espero ter te ajudado!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

4 comentários:

  1. Quem precisa de inimigos quando tem uma família assim???Eu acho q seus avós não tem um pingo de sentimento pela neta.Como vc mesma disse: A condição do resto da família é muito boa.E seus pais são uns irresponsáveis que resolveram viver as custas dos outros(N POSSO JULGAR, N CONHEÇO ELE PRA SABER MAS ELES DEVIAM TER PENSADO EM VC HJE E GUARDADO UM DINHEIRO PRA VC!!!!!) vc parece ser uma menina responsável e inteligente, tem amigos, conseguiu se virar nesse lugar e n parece ser uma pessoa difícil de se lidar n é msm? Eu acho q vc devia mostrar isso num emprego de meio período,e é justamente em shopping que ele contratam no natal então continue fazendo isso.EU TENHO UMA NETA DE 5 ANOS E NUNCA,JAMAIS DEIXARIA ELA NUMA SITUAÇÃO DESSA.INDEPENDENTE DO ERO DO MEU FILHO

    ResponderExcluir
  2. Está mesmo muito difícil de conseguir emprego na situação que está o país, eu sou formada em Engenharia Civil e estou desempregada desde o começo do ano, aliás acho que a construção civil foi uma das áreas mais afetadas pela crise.
    Mesmo dividindo um apartamento com uma amiga as despesas são muito altas, então acredito que um emprego de meio horário não seja o caso.
    Eu fazia faculdade a noite e trabalhava o dia inteiro (não porque precisei sair de casa, graças à Deus, pois minha família sempre me ajudou e ainda ajuda muito), é muito cansativo, mas nada melhor do que as coisas que conquistamos com nosso esforço.
    Obs.: eu fiz faculdade particular, mas com uma bolsa de estudos.

    ResponderExcluir
  3. Millena, só passando pra dizer que levei meu pai pra jantar e conversei com mais calma com ele, ele desabafou, disse que queria muito poder oferecer uma condição melhor pra mim. Depois de muita conversa, pedi pra ele pensar no assunto. Hoje a noite, minha mãe me ligou dizendo que eles decidiram ir comigo tirar a carteira de trabalho, e vamos tentar juntos. Estou muito feliz, não só pela possibilidade de finalmente eles concordarem que precisamos de uma autonomia financeira, como também pela atitude deles. Agora só estou muito ansiosa com o resultado da minha redação no enem pra finalmente saber se posso fazer o curso que eu quero na faculdade que eu quero *-* meu melhor amigo me chamou pra morar com ele no apartamento novo dele (ele ganhou) de dois quartos se passarmos pra mesma facul e vamos dividir as despesas. E conversei com meus avós sobre a situação toda, e parece que o clima por aqui se acalmou. Achei conveniente passar aqui pra te avisar. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Que bom, vou torcer por você e que tudo dê certo na sua vida! Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir



Receitas da Millena

Atualidades

Relacionamentos

Internet